Pular para o conteúdo principal

REVITALIZAÇÃO DO AÇUDE ITANS SERÁ TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM CAICÓ, NESTA SEXTA (06)

 

Nesta sexta-feira (6), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promoverá uma audiência pública para discutir o futuro do Açude Itans, localizado em Caicó, a 272 km de Natal. O encontro será realizado no auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) de Caicó, a partir das 14h, e terá como foco a possibilidade de revitalização do reservatório para novas utilidades, além de ações que assegurem sua preservação.

O açude, que hoje conta com apenas 0,45% de sua capacidade, enfrenta a iminência de secar completamente caso não haja chuvas suficientes até janeiro, segundo o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn). Há cerca de dez anos, o Itans deixou de abastecer a cidade de Caicó, que atualmente é suprida pela Adutora Manoel Torres e pelo sistema da barragem de Oiticica.

O debate, intitulado “Projeto SOS Itans: por uma revitalização desse nosso patrimônio”, é uma iniciativa da Frente Parlamentar das Águas, presidida pelo deputado Francisco do PT. A proposta foi desenvolvida pelo professor Carlos Eugênio de Faria, docente de Geografia do IFRN Caicó, e sugere novos usos para o açude, como lazer, cultivo de hortaliças e pesca.

“O Itans tem uma importância histórica, cultural e socioeconômica para a região. Mesmo não sendo mais utilizado para abastecimento, ele pode ser revitalizado e readequado para outras finalidades que beneficiem a população”, destacou o deputado Francisco do PT.

A proposta busca mobilizar a sociedade por meio de abaixo-assinados e a articulação entre autoridades, instituições governamentais e organizações não governamentais. O objetivo é reconhecer o açude como patrimônio histórico e adequar seus usos para atender às novas necessidades da comunidade local.

Procurado para comentar o atual cenário do açude, o diretor técnico do Igarn, Procópio Lucena, explicou que o reservatório não transborda desde 2009 e que sua qualidade hídrica está comprometida. “Há 15 anos ele não verte, o que dificulta o uso da água. Hoje, o Itans está fora de cogitação como fonte de abastecimento de Caicó, exceto em casos emergenciais se ele voltar a sangrar um dia”, afirmou.

Com o sistema atual de abastecimento consolidado e sem depender do Itans, o município de Caicó agora vê na revitalização do reservatório uma oportunidade de recuperar seu valor cultural e ambiental. A audiência pública será um marco para debater as possibilidades de ressignificação do açude, envolvendo população e especialistas na busca por soluções viáveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

JUSTIÇA TORNA EX-PREFEITO ELÍSIO GALVÃO INELEGÍVEL POR CINCO ANOS E EXIGE RESARCIMENTO DE VALOR DE MAIS DE R$ 1 MILHÃO AOS COFRES PÚBLICOS

Foto/Reprodução  O juiz André Melo Gomes Pereira,  da Comsrca de Caicó, acatou decisão do Ministério Público Estadual, e condenou o ex-prefeito de São João do Sabugi,  Elísio Brito de Medeiros Galvão, através da sentença confirmadas pelo acórdão de id n° 58260889 e n° 90844420, pela prática de ato de improbidade administrativa previstos nos artigos art. 10, inciso IX e art. 11, incisos I e II, da Lei nº 8.429/92 e nas seguintes sanções: a) Ressarcimento integral do dano no valor da diferença entre o saldo bancário e o total inscrito como ‘restos a pagar’, resultando na quantia de R$ 133.999,91 (cento e trinta e três mil, novecentos e nove reais e noventa e um centavos); b) Suspensão dos direitos políticos pelo período de 05 (cinco) anos; c) Pagamento de Multa Civil no valor de 10% (dez por cento) sobre o valor do dano; d) Proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por interméd...