Pular para o conteúdo principal

NATAL: CIDADE ALTA DE CARA NOVA; OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DAS RUAS TERMINAM ATÉ DEZEMBRO

Calçadas mais largas e coloridas, mobiliários urbanos, locais de estacionamento público, arborização, preservação do histórico com acessibilidade. Esses são alguns dos pontos das obras que começam a dar vida nova ao Centro Histórico de Natal. As obras de requalificação das ruas João Pessoa e Coronel Cascudo serão entregues totalmente até o fim de dezembro, de acordo com o diretor de Planejamento da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), Newton Filho.

“Os projetos de reestruturação do Centro começaram a ser discutidos e implantados há 4 anos e várias partes já ganharam forma há um tempo, como: o Largo Rui Pereira, a criação dos estacionamentos públicos na Avenida Rio Branco e a revitalização do Beco da Lama. Agora, até o fim do ano vamos entregar as obras da Rua João Pessoa e da Coronel Cascudo”. O pacote de serviços de requalificação está orçado em cerca de R$ 30,8 milhões.

Na parte da requalificação da rua João Pessoa, o trecho entre a Avenida Deodoro da Fonseca e Rua Princesa Isabel, passa a ter o espaço de veículos reduzido para uma via e o pedestre terá mais espaço. As calçadas foram alargadas e ganharam mobiliários urbanos, bancos para convivência. Segundo Newton Filho, esse trecho fica pronto até o final de novembro.

Já a parte entre a Princesa Isabel e a Avenida Rio Branco será mantida a configuração atual com bloqueio total de circulação de veículos, mas implementando a novidade de um trecho coberto. “Grande parte da configuração da região será modificada para favorecer a circulação de pessoas. São projetos voltados para que a população possa conviver no espaço”, explica o diretor.

No início de agosto desse ano, parte das obras de requalificação foi paralisada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) após uma descoberta arqueológica durante as escavações para instalação de uma nova tubulação na Rua João Pessoa e Praça Padre João Maria.
Os itens encontrados foram catalogados e datam dos séculos XVII a XIX. Newton Filho esclareceu que foi obtida a licença e nesta fase eles estão escavando, peneirando, fazendo um monitoramento arqueológico para dar continuidade à obra de embutimento.

“Na sequência, assim que concluirmos o trecho entre a Deodoro e a Princesa Isabel, que deve ocorrer até o final de novembro, nós iniciaremos o trecho entre a Princesa Isabel e a Rio Branco. E aí, com isso, a gente deve cumprir o prazo estabelecido no contrato”, destacou.

A reestruturação do Centro Histórico também inclui capeamento asfáltico e obras de drenagem nas ruas Ulisses Caldas e Junqueira Aires; obras de revitalização na Avenida do Contorno com duas praças; Entorno do Teatro Alberto Maranhão e obra do Monumento da Pedra do Rosário.

Shopping da Cidade sai em 2025

O shopping da Cidade Alta, que vai funcionar na Avenida Rio Branco, no prédio onde era a antiga Lojas Americanas, deve sair do papel em 2025. De acordo com o presidente da Associação Viva o Centro (Avicen), Rodrigo Vasconcelos, o projeto está em andamento e aguarda a parte burocrática de documentos como Habite-se para dar continuidade, mas ele afirma que em 2025 será concretizado. Para realizar o projeto, um grupo de investidores, juntamente com o proprietário do prédio, decidiu lançar o shopping.

“A Cidade Alta é o coração histórico de Natal, e seu potencial econômico é imenso. Com uma área requalificada, esperamos ver mais comerciantes e empreendedores interessados em estabelecer-se aqui, atraindo novos consumidores e turistas”, declarou.

O presidente da Avicen destacou que a Cidade Alta também tem passado por uma mudança de perfil com o crescimento do setor de prestação de serviços. “Um local que era conhecido e desenvolvido na parte de lojas comerciais, agora se destaca no serviço com o crescimento do número de clínicas, consultórios médicos, escritórios de contabilidade”, relatou.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.