Pular para o conteúdo principal

NÚMERO DE PESSOAS OCUPADAS NO RN CAI EM 47 MIL NO SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023


O Rio Grande do Norte registrou queda de dois pontos percentuais no nível de ocupação – passou de 47,5% no segundo trimestre de 2022, para 45,5% no mesmo período deste ano – de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE. Os números indicam que 1,377 milhão de pessoas tinham uma ocupação nos meses de abril, maio e junho do ano passado. Em 2023, no mesmo recorte, eram 1,330 milhão de potiguares com ocupação, ou seja, 47 mil a menos do que em 2022. A professora e pesquisadora do Departamento de Economia (Depec) da UFRN, Juliana Bacelar, explica que a queda pode ser sazonal e afirma que é preciso observar a dinâmica do mercado.

A especialista avalia, contudo, que há um cenário positivo para o Estado. Ela frisa que, quando comparados apenas os dois primeiros trimestres deste ano, abril, maio e junho somaram desempenho melhor do que janeiro, fevereiro e março, cujo nível de ocupação ficou em 44,8% (1.302.000 pessoas ocupadas). Além disso, os indicadores sobre desocupação também reduziram. Segundo o IBGE, a quantidade de pessoas desocupadas caiu de 188 mil no segundo trimestre de 2022 para 152 mil no mesmo período deste ano. A taxa de desocupação portanto, reduziu de 12,1% para 10,2%.

Já o primeiro trimestre deste ano registrou taxa de 12,1%, isto é, superior ao período seguinte. Bacelar diz que ambas as reduções (ocupação e desocupação) registradas no comparativo dos meses de abril, maio e junho de 2022 e 2023, têm a ver com o aumento da ida de pessoas para fora da força de trabalho, ao mesmo tempo em que a população em idade ativa (a partir dos 14 anos) também cresceu.

De acordo com os dados da Pnad, no segundo trimestre deste ano, eram 2.900.000 pessoas em idade ativa. No mesmo recorte de 2023, eram 2.922.000, aumento de 0,75%. Paralelo a isso, a quantidade de pessoas que foi para fora da força de trabalho nos dois períodos cresceu 7,78% (passou de 1.336.000 para 1.440.000). A força, esclarece a especialista, é composta pelo quantitativo de pessoas ocupadas (que estavam em atividade remunerada na semana da pesquisa do IBGE) e desocupadas (aquelas não ocupadas, mas que estavam à procura de trabalho desde o mês anterior ao levantamento).

Já quem está sem ocupação mas não está à procura, é considerado fora da força de trabalho. 

Ela esclarece que, exatamente em razão disso, não é possível afirmar se a queda na desocupação ocorre porque ficou mais fácil as pessoas conseguirem emprego. “As pessoas podem simplesmente ter parado de procurar trabalho e foram para fora da força. O que se pode afirmar, com certeza, é que há menos gente em busca de uma oportunidade no mercado”, aponta.

As mulheres sofrem mais com o acesso ao mercado de trabalho, conforme os dados da Pnad Contínua. No segundo trimestre deste ano, elas somavam 77 mil (taxa de desocupação de 12,5%), enquanto os homens eram 75 mil (taxa de 8,6%). Elas também eram maioria fora da força de trabalho (882 mil), enquanto homens somavam 559 mil.

Ocupação e desocupação no RN
(2º trimestre)

2022

Ocupação

1.377.000 pessoas ocupadas
Nível de ocupação: 47,5%

Desocupação

188 mil pessoas desocupadas
Taxa: 12,1%

2023

Ocupação

1.330.000 pessoas ocupadas
Nível de ocupação: 45,5%

Desocupação

152 mil pessoas desocupadas
Taxa: 10,2%

Com informações de Tribuna do Norte
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.