Pular para o conteúdo principal

FESTIVAL GASTRONÔMICO DE CAICÓ REFORÇA IDENTIDADE E CULTURA REGIONAL


Durante dois dias, a Praça Monsenhor Walfredo Gurgel (Praça de Sant'Ana) no centro de Caicó-RN, foi palco da segunda etapa do 1º Festival Gastronômico da cidade. O evento atraiu turistas e moradores da região do Seridó potiguar que lotaram todos os espaços da praça onde aconteceram oficinas com chefs de cozinha renomados, shows musicais, feirinha gastronômica produtos variados e ainda a grande final das competições para escolha dos melhores pratos do festival. 

Nove cozinheiros – profissionais e amadores – se revezaram na Cozinha Show para apresentar ao júri pratos produzidos exclusivamente para o Festival.

Como forma de valorizar a gastronomia seridoense, todos os participantes tiveram que usar ingredientes regionais, com destaque para a carne de sol e o queijo, do tipo de coalho ou de manteiga. 

Na categoria Entrada/Petisco, o vencedor foi o chef Daniel Jorge com o prato “Xérem Amostrado”, seguido do Chef Leonardo Silva com a receita “Dona Maria de Seu Josias” e, em terceiro lugar, ficou o prato “Tosted de Sol com caju e queijo de raspa”, do Chef Pedro Augusto.

Já na categoria Prato Principal, “Jerimum Arretado”, do Chef Pedro Augusto foi o grande vencedor da disputa. Seguido de Pedro Jorge, com o “Sertão à mesa”, e Maria Auxiliadora de Araújo com o seu prato “Meu Caicó”. O segmento de confeitaria também teve destaque na competição. Na categoria Sobremesa, a grande vencedora foi a Chef Jaiane Medeiros, com o prato “Quintal da infância”. Em segundo lugar ficou o Chef Jefferson Mikael, com o prato “Pérola do Seridó” e, em seguida, “Tortallete Caicó” do Chef Leonardo César de Araújo.

“Ficamos muito felizes com o resultado e com a participação da população aqui no evento. Começamos com o circuito de restaurantes na cidade e neste final de semana, foi o fechamento com a presença de muitos empreendedores e profissionais da área de gastronomia, fortalecendo ainda mais o propósito do Festival Gastronômico de Caicó que é movimentar a economia local e fortalecer a imagem de Caicó enquanto importante destino turístico gastronômico do RN.”, enfatizou Diego Vale, organizador do Festival.

Circuito de Restaurantes

A disputa entre bares e restaurantes de Caicó foi acirrada para a escolha dos melhores pratos do Festival Gastronômico, durante o Circuito de Restaurantes que teve início em 22 de outubro, com a participação de 16 estabelecimento comerciais da cidade.

Durante duas semanas, o público pôde experimentar as receitas produzidas com carne de sol e queijo, e escolher qual o melhor entre os participantes. Depois da avaliação feita pelos próprios clientes, a organização contabilizou os votos e chegou ao resultado final, elegendo os melhores pratos nas categorias Entrada/petisco, Prato principal e Sobremesa.

O Festival Gastronômico de Caicó é uma realização da Agência Referência, com apoio do Sebrae, Universidade Potiguar, FESPEG e cerveja Spaten. O patrocínio é do Programa Cultural Câmara Cascudo, Fundação José Augusto, Governo do RN, Supermercado União – Rede Seridó, Queijaria Dona Gertrudes, Armazém Zezão, IROC – Instituto Radiológico Oral de Caicó, Slup Sorvetes, Massas Vitakero e Eletrocenter.

Confira a lista de vencedores do 1º Festival Gastronômico de Caicó

VENCEDORES DA COZINHA SHOW

Categoria: Entrada/Petisco

1º lugar – Daniel Jorge – Prato: Xérem Amostrado

2º lugar – Leonardo Silva – Prato: Dona Maria de Seu Josias

3º lugar – Pedro Augusto – Prato: Tosted de Sol com caju e queijo de raspa

Categoria: Prato Principal

1º lugar – Pedro Augusto – Prato: Jerimum Arretado

2º lugar – Pedro Jorge Henrique de Medeiros – Prato: Sertão à mesa

3º lugar – Maria Auxiliadora de Araújo – Prato: Meu Caicó

Categoria: Sobremesa

1º lugar – Jaiane Medeiros de Araújo – Prato: Quintal da infância

2º lugar – Jefferson Mikael Gomes da Cruz – Prato: Pérola do Seridó

3º lugar – Leonardo César de Araújo Monteiro – Prato: Tortallete Caicó

VENCEDORES DO CIRCUITO DE RESTAURANTES

Categoria: Entrada/Petisco

1º lugar – Michella Raissa – Prato: Croissant Festivo

2º lugar – Zeca Barrão – Prato: Carqueijo

3º lugar – Vixi – Prato: Made in Caicó

Categoria: Prato Principal

1º lugar – Caiçara 21 – Prato: Surf and Turf Caiçara

2º lugar – Armazém 400 – Prato: Terra de Sant’Ana

3º lugar – King Burg – Prato: Potiguar

Categoria: Sobremesa

1º lugar – Dona Bela Doceria – Prato: Pétit Gateau da Terra

2º lugar – Sorveteria Slup – Prato: Cartola Regional

*não houve terceiro inscrito na categoria Sobremesa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.