Pular para o conteúdo principal

BETERRABA: O VEGETAL REDUZ O INCHAÇO E PROBLEMAS DE CIRCULAÇÃO CAUSADOS PELO CALOR, DIZ CIÊNCIA

 


O consumo de vegetais é essencial para o funcionamento correto e eficaz do organismo. Cada vegetal possui propriedades únicas que ajudam muito o corpo. Portanto, esses alimentos nunca podem faltar na hora de preparar uma refeição.

Um dos vegetais que tem se tornado mais importante no mundo da nutrição é a beterraba. Este produto natural vermelho escuro está ganhando popularidade devido aos seus incríveis benefícios para a circulação sanguínea, especialmente nas pernas.

Esta contribuição baseia-se no fato de a beterraba ser rica em nitratos naturais, compostos que se transformam em óxido nítrico no corpo humano e atuam como um poderoso vasodilatador, dilatando os vasos sanguíneos e melhorando o fluxo do sangue. Isto se traduz em circulação ideal e menos problemas como varizes e inflamações.

O fluxo sanguíneo adequado também pode ajudar a reduzir o inchaço nas pernas, um problema comum associado à má circulação. Ao dilatar os vasos sanguíneos, os compostos da beterraba facilitam a circulação adequada do sangue e de outros fluidos e, assim, reduzem o inchaço.

A beterraba ajuda a reduzir o risco de formação de coágulos sanguíneos, que podem levar a quadros graves como trombose venosa profunda (TVP) ou até acidente vascular cerebral (AVC). Ao mesmo tempo, a sua capacidade de manter a flexibilidade das paredes vasculares também é destacada como um benefício, uma vez que contribui para a prevenção de diversas doenças arteriais.

Ao melhorar o fluxo sanguíneo e reduzir o inchaço, a beterraba também diminui a sensação de cansaço e peso nas pernas. Desconforto sofrido por quem passa muito tempo em pé ou sentado, situações que predispõem à má circulação nas extremidades inferiores.

A beterraba não só beneficia a circulação sanguínea nas pernas, mas também contém betalaínas, antioxidantes que ajudam a prevenir os danos causados ​​pelos radicais livres nas células e que, além disso, possuem propriedades anti-inflamatórias.

A ciência indica que esses antioxidantes podem ter efeitos antiproliferativos nas células de certos tipos de câncer, como câncer de mama, fígado, cólon e bexiga. Nestes casos, a betalaína atua em conjunto com a vitamina A também presente na beterraba.

Justamente, esses componentes têm grande poder no combate ao envelhecimento precoce. Sua função como antioxidante protege as células dos danos oxidativos causados ​​pelos radicais livres.

Embora seja claro que se trata de um excelente alimento, é importante consumir a beterraba com moderação e como parte de uma alimentação equilibrada. Pode ser apreciado na forma de suco, cru em diversas saladas e cozido em pratos principais doces ou salgados para aproveitar seus benefícios para a circulação e saúde geral.

O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.