Pular para o conteúdo principal

ZANIN NEGA PEDIDO DE 1° SUPLENTE DO PL PARA OCUPAR VAGA DE LAGARTIXA NA ALRN

Foto/Agência Brasil 

O Ministro Cristiano Zanin Martins, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quarta-feira (25) o pedido que tinha o potencial de alteração da configuração da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. 

Em sua petição ao STF, o 1° suplente Tenente Cliveland argumentou que tinha o direito de assumir a vaga, alegando que o PL tinha recebido votos suficientes para eleger quatro legisladores. No entanto, o partido acabou de obtendo apenas três assentos na Assembleia, ocupados por Coronel Azevedo, Terezinha Maia e Neilton Diógenes.

A quarta vaga originalmente pertencia a Wendel Lagartixa, que, apesar de ter recebido a maior votação na história do Rio Grande do Norte, teve a sua candidatura indeferida após a eleição devido à sua inelegibilidade.

Com a inelegibilidade de Lagartixa, os 88.265 votos que ele recebeu foram transferidos para o partido. Teoricamente, o mandato deveria permanecer com o partido, mas o 1º suplente (Tenente Cliveland) não pôde assumi-lo porque não cumpriu os requisitos de desempenho, já que recebeu menos de 3 mil votos (precisaria de pelo menos 7,7 mil votos) .

Como resultado, em dezembro, houve uma nova contagem de votos, e Ubaldo Fernandes, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), assumiu o cargo com 34.426 votos.

De acordo com a legislação, um candidato a deputado deve obter pelo menos 10% ou 20% do quociente eleitoral, dependendo do assento em disputa, para ser eleito. Cliveland obteve apenas 2.219 votos nas eleições de 2022. Ele só poderia assumir um lugar na Assembleia caso um titular do mandato na Assembleia renunciasse após a diplomação.

A cláusula de desempenho só é dispensada para suplementos após o período de diplomação e posse. No entanto, Cliveland usou esse argumento, alegando que não era necessário seguir a cláusula, citando que o STF já havia validado essa exceção à regra em março do mesmo ano. No entanto, Zanin afirmou que a decisão sobre o caso de Lagartixa foi anterior a tudo isso.

Ao decidir o caso, Zanin também destacou que não caberia mais questionar a decisão da Justiça Eleitoral sobre o caso de Lagartixa por meio de uma suspensão, pois o processo já havia sido encerrado. O Ministro do STF afirmou que “a decisão foi proferida e publicada há quase um ano, e a parte reclamante não demonstrou a existência de recursos contra essa decisão”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.