Pular para o conteúdo principal

CASOS DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL AUMENTAM 39,7% EM 2023 NO RN

 


Os casos de estupro de vulnerável cresceram em 39,7% em 2023, entre janeiro e setembro, em comparação ao mesmo período do ano passado.

As informações são da Coordenadora de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED). 

De acordo com os dados, foram registrados 686 casos nos últimos nove meses, 195 casos a mais que no mesmo período do ano anterior.

Casos de estupro de vulnerável aumentam. Veja na tabela.
Casos de estupro de vulnerável aumentam. Veja na tabela.

Segundo a diretora do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV) da Polícia Civil, Paoulla Maués, o aumento da quantidade de registros ocorreu devido ao aumento do número de delegacias especializadas investigando esse tipo de crime.

“No ano passado, nós tínhamos apenas uma Delegacia Especializada de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA) no estado todo, e nesse ano, nós temos três dessas delegacias no estado, em Natal, Mossoró e Parnamirim”, explicou ela.

Além disso, nas localidades que não têm DPCA, mas tem Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), também tem investigações de crimes praticados contra crianças e adolescentes, sendo realizadas pelas DEAMs. “Do ano passado para cá passaram a ter 12 delegacias investigando esses crimes”, completou.

Maioria dos criminosos são conhecidos da família das vítimas de estupro, diz diretora

É comum serem observados casos de denúncias com criminosos que tem uma relação de proximidade das famílias das vítimas, segundo a diretora do DPGV, podendo até mesmo ser parentes. “Eles adquirem a confiança da vítima e da família, então não têm suspeita dessa pessoa e a criança fica ainda mais vulnerável” relatou Paoulla Maués.

Dessa forma, é possível que o crime até mesmo passe despercebido pelos familiares caso o acontecimento não seja relatado. A diretora conta que, muitas vezes, a criança não sabe como falar que é vítima de violência ou até mesmo é ameaçada, fazendo com que seja ainda mais difícil de denunciar.

“É um crime muito difícil de chegar até nós porque a criança não tem esse conhecimento de que ela tá sendo vítima de um crime sexual”

Paoulla ressalta o papel dos pais e responsáveis nas denúncias e diz que muitos deles “não falam, eles sabem ou desconfiam e não denunciam à Polícia por vergonha, por acharem que é normal ou cultural, por medo, por uma série de situações”.

Além disso, existe o perigo dos responsáveis não darem a credibilidade à criança ou ignorarem os sinais, segundo diz a diretora.

Como são as denúncias de estupro de vulnerável

As denúncias podem ocorrer primeiramente a partir do registro do boletim de ocorrência na delegacia especializada de proteção à criança e adolescente ou na delegacia virtual, no site delegaciavirtual.sinesp.gov.br.

As denúncias também podem ser recebidas por meio do disque 181, número correspondente à Secretaria de Segurança do RN, pelo disque 100, do Governo Federal.

Hospitais e estabelecimentos das redes públicas e privadas também devem notificar as delegacias em caso de suspeita de crimes de violência praticados contra crianças e adolescentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...