Pular para o conteúdo principal

PROJETO TRAPIÁ SEMENTE CULTIVA ARTE TEATRAL E PROFISSIONALIZA JOVENS NO RN

 

Foto: Divulgação

No cenário cultural do Rio Grande do Norte, ganha destaque o projeto “Trapiá Semente”, uma iniciativa da Associação Cultural Trapiá, de Caicó, voltada para a criação e profissionalização de grupos de teatro. O projeto acontece desde 2022 e, neste ano, esse empreendimento cultural abraça cinco cidades: Ipueira, São José do Seridó, Santana do Seridó, São Fernando e Ouro Branco.

Estruturado em quatro fases distintas – “Semear”, “Regar”, “Florescer” e “Cultivar” – o projeto abraça seu propósito por meio de uma série de oficinas englobando iniciação teatral, construção de instrumentos, construção de cenas, direção artística e produção de espetáculos. A empreitada inclui, ainda, a apresentação de peças pela Trapiá Cia Teatral, a exemplo de “As Pelejas de Baltazar” e “Menino Pássaro” – este último agraciado com o cobiçado Prêmio de Melhor Espetáculo Cênico no Troféu Cultura RN 2022.

O projeto é assessorado pela Mapa Realizações Culturais e é realizado por meio do edital “Transformando a Energia em Cultura”, do Instituto Neoenergia, e da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio do Governo do Estado do RN, via Fundação José Augusto, além do apoio da Neoenergia Cosern e das prefeituras municipais onde as oficinas serão executadas.

“O Trapiá Semente desperta um afeto especial nas cidades devido à sua capacidade de fomentar uma gama diversificada de habilidades nos jovens. Estes têm a oportunidade de imergir no universo teatral desde as primeiras etapas do projeto, assistindo a espetáculos profissionais, até efetivamente criar e conceber suas próprias apresentações, contando com a orientação de profissionais da Trapiá Cia Teatral”, explana Alexandre Muniz, coordenador das oficinas e ator integrante da mencionada companhia.

Agora, o projeto encontra-se na fase de “Regar”, marcada pela montagem dos espetáculos, e se aproxima da tão aguardada conclusão e estreia, denominada “Fase Florescer”. Cinco peças teatrais ganharão vida no Seridó, dando voz aos cinco grupos constituídos. Durante a preparação, os jovens se distribuem entre papéis de atuação, criação de figurinos e elaboração de roteiros, de acordo com suas habilidades e aptidões.

A expectativa inerente a esta fase impulsiona os encontros, que vai além do palco e possibilitam que os jovens compreendam a importância do processo de produção para o resultado final do espetáculo. “A experiência proporcionada pelo projeto evidencia o impacto positivo que a arte pode exercer no desenvolvimento dos jovens, incitando posturas que reverberam em outras esferas que exigem planejamento, estudo e dedicação”, acrescenta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

UNIVERSIDADES SEM EMENDAS

Foto/STF O ministro Flávio Dino, do STF, determinou, ontem, a imediata suspensão de emendas parlamentares para universidades estaduais e suas respectivas fundações de apoio em oito estados. A liminar do ministro vale para as instituições do Acre, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe.   A decisão foi tomada após os estados não enviarem ao Supremo manifestação sobre a determinação de Dino para que sejam criadas normas e orientações sobre a aplicação e prestação de contas referentes às emendas que são destinadas às instituições. A exigência consta em uma decisão assinada no dia 12 de janeiro deste ano.