Pular para o conteúdo principal

PROJETO TRAPIÁ SEMENTE CULTIVA ARTE TEATRAL E PROFISSIONALIZA JOVENS NO RN

 

Foto: Divulgação

No cenário cultural do Rio Grande do Norte, ganha destaque o projeto “Trapiá Semente”, uma iniciativa da Associação Cultural Trapiá, de Caicó, voltada para a criação e profissionalização de grupos de teatro. O projeto acontece desde 2022 e, neste ano, esse empreendimento cultural abraça cinco cidades: Ipueira, São José do Seridó, Santana do Seridó, São Fernando e Ouro Branco.

Estruturado em quatro fases distintas – “Semear”, “Regar”, “Florescer” e “Cultivar” – o projeto abraça seu propósito por meio de uma série de oficinas englobando iniciação teatral, construção de instrumentos, construção de cenas, direção artística e produção de espetáculos. A empreitada inclui, ainda, a apresentação de peças pela Trapiá Cia Teatral, a exemplo de “As Pelejas de Baltazar” e “Menino Pássaro” – este último agraciado com o cobiçado Prêmio de Melhor Espetáculo Cênico no Troféu Cultura RN 2022.

O projeto é assessorado pela Mapa Realizações Culturais e é realizado por meio do edital “Transformando a Energia em Cultura”, do Instituto Neoenergia, e da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio do Governo do Estado do RN, via Fundação José Augusto, além do apoio da Neoenergia Cosern e das prefeituras municipais onde as oficinas serão executadas.

“O Trapiá Semente desperta um afeto especial nas cidades devido à sua capacidade de fomentar uma gama diversificada de habilidades nos jovens. Estes têm a oportunidade de imergir no universo teatral desde as primeiras etapas do projeto, assistindo a espetáculos profissionais, até efetivamente criar e conceber suas próprias apresentações, contando com a orientação de profissionais da Trapiá Cia Teatral”, explana Alexandre Muniz, coordenador das oficinas e ator integrante da mencionada companhia.

Agora, o projeto encontra-se na fase de “Regar”, marcada pela montagem dos espetáculos, e se aproxima da tão aguardada conclusão e estreia, denominada “Fase Florescer”. Cinco peças teatrais ganharão vida no Seridó, dando voz aos cinco grupos constituídos. Durante a preparação, os jovens se distribuem entre papéis de atuação, criação de figurinos e elaboração de roteiros, de acordo com suas habilidades e aptidões.

A expectativa inerente a esta fase impulsiona os encontros, que vai além do palco e possibilitam que os jovens compreendam a importância do processo de produção para o resultado final do espetáculo. “A experiência proporcionada pelo projeto evidencia o impacto positivo que a arte pode exercer no desenvolvimento dos jovens, incitando posturas que reverberam em outras esferas que exigem planejamento, estudo e dedicação”, acrescenta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.