Pular para o conteúdo principal

A CONTA CHEGOU! CONTAS DE EX-PREFEITA DE OURO BRANCO/RN CHEGAM A CÂMARA DE VEREADORES

 

Ex-prefeita Drª Fátima (arquivo)

O portal Ouro Branco 1 apurou que começaram a chegar as pastas das contas da gestão da ex-prefeita Maria de Fátima Araújo da Silva (Dra Fátima - PT), que figurou como mandatária do Executivo municipal no período de 2013 a 2020.





A remessa que já se encontra para apreciação dos vereadores de Ouro Branco se referem ao ano de 2013, e foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do estado do Rio Grande do Norte por problemas graves no primeiro ano de gestão da odontóloga.

Ex-prefeita precisa de seis votos dos vereadores, mas só tem três garantidos
Dedé, Lucas e Marcos devem votar por derrubar parecer do TCE/RN


Pela lei, a competência para julgamento das contas do chefe do Poder Executivo Municipal é da Câmara Municipal, cabendo ao Tribunal de Contas apenas a emissão de parecer prévio. É o que estabelece o parágrafo 1° do artigo 31 da Constituição Federal de 1988.

Para derrubar o parecer prévio do Tribunal de Contas e manter-se com esperanças de concorrer a cargo eletivo nas eleições de 2024, Drª Fátima terá que contar com a decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal (art. 31, § 2º, da CF), ou seja, seis vereadores. Atualmente, a oposição, aliada à ex-prefeita, conta com os vereadores Dedé, Lucas Batista e Marcos Costa, e muitos correligionários já fazem as contas e veem a derrota para sua chefe política, que também coleciona derrotas na Justiça por irregularidades em sua gestão à frente da Prefeitura de Ouro Branco.

O julgamento expresso da Câmara Municipal, assim, é fundamental para que se configure um resultado final, ainda que a lei orgânica determine que a ausência de decisão do Poder Legislativo Municipal sobre as contas de prefeito permitirá que prevaleça o parecer técnico emitido pelo Tribunal de Contas (AgR-REspe nº 127-75/SP).

Ex-prefeita Inelegível?

Muito se questiona a possibilidade de a ex-prefeita Drª Fátima ser candidata em 2024, contra o atual prefeito, Samuel Souto. Isso porque a mesma coleciona muitos processos e decisões desfavoráveis na Justiça, de quando esteve à frente da gestão, o que pode impossibilitar tal feito.

No caso atual, como diz a lei, “os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes, contados a partir da data da decisão, aplicando-se o disposto no inc. II do art. 71 da Constituição Federal, a todos os ordenadores de despesa, sem exclusão de mandatários que houverem agido nessa condição”.

Cabe destacar que deixar de prestar contas pode redundar em decretação de: improbidade administrativa, possivelmente dolosa; crime de responsabilidade; dentre outros. Mas, caso as contas tenham sido prestadas e rejeitadas, não houve zelo pelo interesse público.

Apesar de tal situação grave, a inelegibilidade decorrente de rejeição de contas, a Lei da Ficha
Limpa, mesmo aumentando o período de inelegibilidade de cinco para oito anos, suavizou suas
implicações ao qualificar o enquadramento do ato irregular.

Seja como for, a Justiça Eleitoral observará possível inelegibilidade ao mandatário que agiu como ordenador de despesas, como é o caso da ex-prefeita.

A votação das pastas está marcada para o próximo dia 08 de maio, na sessão da Câmara de Vereadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

UNIVERSIDADES SEM EMENDAS

Foto/STF O ministro Flávio Dino, do STF, determinou, ontem, a imediata suspensão de emendas parlamentares para universidades estaduais e suas respectivas fundações de apoio em oito estados. A liminar do ministro vale para as instituições do Acre, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe.   A decisão foi tomada após os estados não enviarem ao Supremo manifestação sobre a determinação de Dino para que sejam criadas normas e orientações sobre a aplicação e prestação de contas referentes às emendas que são destinadas às instituições. A exigência consta em uma decisão assinada no dia 12 de janeiro deste ano.