Pular para o conteúdo principal

COM NOVO PLANO DIRETOR, INTERESSE POR INVESTIMENTOS EM NATAL CRESCE 36,3%


Foto: José Aldenir/Agora RN

Menos de um ano após a entrada em vigor do atual Plano Diretor de Natal (PDN), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) já analisa 45 procedimentos relacionados às novas prescrições urbanísticas, vigentes desde março passado. O número representa um aumento de 36,3% em comparação aos anos de 2019, 2020 e 2021, que juntos, somaram 33 procedimentos. De acordo com a Semurb, dos 45 projetos com interesse de construção na cidade após o novo PDN, 43 estão em fase de consulta prévia, um está em fase de emissão de alvará e outro está em processo de licença e instalação. As zonas Sul e Leste da cidade são as que mais despertam interesse por parte dos investidores.

Thiago Mesquita, titular da Semurb, explica que as construções de uso multifamiliar, como condomínios de duas a cinco torres, são predominantes entre os projetos de consulta prévia. Os bairros de Capim Macio e Lagoa Nova, na zona Sul, e Petrópolis, na zona Leste, são as principais áreas de busca para os investimentos. “Mas também existem processos para a zona Norte”, afirma Mesquita, para quem o alto número de consultas prévias no momento é natural.”

Interesse está acima das expectativas, diz Sinduscon

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do RN (Sinduscon-RN), Sílvio Bezerra, comemorou a boa procura por novos empreendimentos. Ele disse, no entanto, que os processos de aprovação dos projetos precisam ser mais céleres, sem perder o foco na sustentabilidade. “O número de procedimentos está acima das nossas expectativas. O PDN demorou tanto a ser aprovado que esses dados mostram que havia uma demanda represada”, destaca.

“A gente espera que agora os processos possam fluir. A Semurb tem feito um esforço enorme para que os processos tramitem o mais rápido possível, mas há a necessidade de mudança de análise de projeto para aprovação mediante declaração de responsabilidade, como acontece em cidades como Fortaleza, Belo Horizonte e São Paulo”, sugere Sílvio Bezerra.

O que diz o CREA-RN

A presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN), Ana Adalgisa Dias, diz que vê as mudanças nas regras do Plano Diretor como importantes para a nova dinâmica da capital. “A gente espera ver a volta de um mercado imobiliário dinâmico na cidade e um desenvolvimento urbano com um olhar voltado ao ambiental e ao social. O PDN vai trazer a inclusão de corredores e mais mobilidade”, pontua. Ela destaca, também, a regulamentação das Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs), que devem garantir a ocupação ordenada de áreas da cidade.

Semurb emitiu 593 alvarás em 2022

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) emitiu, no ano passado, 593 alvarás para construção, demolição, ampliação, reforma e legalização de estabelecimentos. O número é 18% maior do que foi expedido em 2021, mas não têm relação com as novas prescrições urbanísticas do Plano Diretor. “São alvarás de estabelecimentos como barbearias e lojas, por exemplo”, explica Thiago Mesquita, titular da Semurb. Para ele, os dados indicam para uma eficiência da pasta, importante para agilizar os processos do PDN.

“Não adianta ter um novo Plano Diretor se a gente não tem uma Secretaria que dá agilidade aos processos. Estamos 100% informatizados, com uma equipe experiente e uma gestão forte. Tudo isso tem feito a pasta emitir centenas de alvarás em todas as matérias”, informa Mesquita.

Os 593 emitidos, segundo a Semurb, são a soma de 174 alvarás de construção e de 419 alvarás diversos (regularização,demolição, ampliação, reforma e legalização). Ainda no ano passado, a Semurb emitiu 797 certidões fundiárias, um aumento de 61,9% ante as 492 emitidas em 2021. Além disso foram realizadas 1.322 vistorias em processos de licenciamentos durante todo o ano de 2022.

Tribuna do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.