Pular para o conteúdo principal

FOTOLIVRO RESSALTA BELEZAS E FOGE DE ESTIGMAS NO PASSO DA PÁTRIA, EM NATAL

 



O fotógrafo Alex Régis iniciou a carreira na fotografia em 1995, quando ainda se fotografava com filme preto e branco. A paixão pela fotografia surgiu através de sua família, formada por fotógrafos, que marcaram sua infância, quando ainda menino, ele ia na casa da avó para ajudar o tio em um laboratório preto e branco e ficava fascinado quando a imagem aparecia no papel. As lembranças de infância e a paixão vinda de família, moldaram o menino, que se tornou o profissional que fez da doce inocência das memórias visuais, sua carreira. 

“A ideia principal do projeto “Passo da Pátria Porto de Destinos”, era contar histórias de uma comunidade que foi esquecida pelo poder público e que lá também mirava pessoas de bem e durante as nossa pesquisas descobrimos que no passo tinha um Porto junto com uma feira por onde chegavam os mantimentos para abastecer a cidade. E durante nossa entrevista descobrimos jogador de futebol, professor de faculdade, foi aí que tivemos a ideia do nome”, relata.


Fotografias em preto e branco ressaltam detalhes das composições

A importância social do fotolivro traz uma comunidade esquecida e trajada de estigmas por algumas pessoas que ainda não direcionam suas lentes para a sensibilidade, alegria e vivências das pessoas das comunidades. Para Alex, as fotos seguem uma sequência e vão se completando, traçando uma narrativa e isso torna difícil escolher uma fotografia em especial. No entanto, sua proximidade com o Passo, não é de hoje, mas é pautada em sentimentalismo e profissionalismo.

“Comecei a fotografar o Passo da Pátria no fim dos anos 90, mas sempre para as matérias do jornal até que um dia eu estava precisando fazer uma foto de um pescador e decidi entrar no Passo em busca de um, chegando lá encontrei com Nino do peixe, ele começou a me falar da comunidade de uma outra forma. Aí foi quando decidi começar a fotografar em 2014.”

Como o livro é formado por fotos, todas em preto e branco, a sensibilidade é traçada em cada imagem, pois o formato P&B ressalta não apenas as cores na composição da imagem, mas sim para toda a composição da fotografia, que envolve personagens, o ambiente e detalhes que podem ser analisados além das cores. Bem mais do que um projeto visual, Alex vivenciou cada etapa e pôde acompanhar diversas situações do cotidiano que marcaram a sua trajetória de vida e na produção de seu trabalho.

DOCUMENTÁRIO E PROJETO VISUAL

O projeto Passo da Pátria Porto de Destinos é composto de documentário, exposição e o livro. O documentário foi lançado em 2016 e a exposição foi em 2018, este ano, o fotolivro foi aprovado no edital de Economia Criativa do SEBRAE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.