Pular para o conteúdo principal

"MULHERES NA RODA DE SAMBA NATAL" REÚNE 20 ARTISTAS NESTE SÁBADO (10)

 



Por Beatriz Alves

A edição potiguar do 5º Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba acontece sábado, dia 10 de dezembro, a partir das 16h no Mercado de Agricultura Familiar reunindo as cantoras Dani Cruz, Dodora Cardoso, Valéria Oliveira, Hélia Braga, Kris Lima, Jôsy Ribeiro, Silvana Martins, Jane Cortez, Kaline Xai, Jaína Elne, Cleide Braga e Michelle Lima que fazem uma homenagem a Tia Surica da Portela - ícone do samba carioca, integrante da velha guarda da Portela e primeira mulher a puxar um samba-enredo na avenida.

No repertório, sambas gravados por Tia Surica; do Grêmio Recreativo Escola de Samba - Portela, que celebra o seu centenário em 2023; além de clássicos do samba e do pagode costurados por obras de compositores e compositoras potiguares.

A banda, dirigida por Mônica Michelly (baixo), traz ainda os talentos de Priscila Matos (teclado e voz), Sílvia Marinho (cavaquinho), Bárbara Mattiuci (violão), Valéria Oliveira (cavaco e violão), Mariângela Figueiredo (percussão e voz ), Ranah Duarte (percussão), Deny Nascimento (percussão) e Mylãnne Santana (percussão).

O Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba - idealizado pela sambista e radialista carioca Dorina - é o maior movimento de mulheres na história do samba, que acontece desde 2018 com a proposta de unir rodas de samba femininas, assim como cantoras e instrumentistas do samba, criando uma rede entre os artistas e aumentando as trocas culturais. O Encontro, que já homenageou Beth Carvalho, Leci Brandão, Elza Soares e Alcione, está presente em 70% dos estados brasileiros, em oito países descendentes de três continentes e neste ano reúne 30 rodas de samba.

Precursoras do samba como Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra, Tia Ciata, Dona Ivone Lara, Tia Eulália, Aracy de Almeida, as Tias Baianas, entre tantas outras, são inspiração e resistência para uma nova geração de mulheres no samba.

Em Natal, o Encontro acontece desde 2019 e a partir de 2021 passou a ser co-produzido pelo Coletivo Mulheres na Roda de Samba Natal, que é composto pelas cantoras Valéria Oliveira, Dani Cruz e Dodora Cardoso e pelas produtoras Carol Queiroz (Caruru Produções), Camila Pedrassoli (Guria Produtora) e Claudia Mariana (MariaBoa Produtora).

Para ficar por dentro de todas as novidades do encontro acesse o perfil @mulheresnarodadesambanatal no Instagram.

SERVIÇO

Natal no 5º Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba – Homenagem a Tia Surica

Mercado da Agricultura Familiar

Endereço: Avenida Capitão-Mor Gouveia, 14 / R. Jaguarari, 2454 - Lagoa Nova, Natal RN

Dia 10 de dezembro, sábado, às 17h (Abertura da casa: 16h)

Vendas antecipadas: https://outgo.com.br/encontro-nacional-de-mulheres-na-roda-de-samba-natal

Realização: Coletivo “Mulheres na Roda de Samba Natal - Carol Queiroz (Caruru Produções), Claudia Mariana (MariaBoa Produtora), Camila Pedrassoli (Guria Produtora), Valéria Oliveira, Dodora Cardoso e Dani Cruz.

Patrocínio: Prefeitura do Natal, através de emenda parlamentar da vereadora Divaneide Basílio

Parceria: Mercado da Agricultura Familiar e Green Point Produções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

JUSTIÇA ELEITORAL FISCALIZA CLINICA EM CAICÓ POR SUSPEITA DE COMPRA DE VOTOS; 11 PESSOAS FORAM CONDUZIDAS A DELEGACIA

A Justiça eleitoral realizou nesta segunda-feira(02) uma operação de fiscalização contra supostos crimes eleitorais em uma clinica médica e odontológica localizada na rua Tonheca Dantas nas proximidades da Central do Cidadão no bairro Penedo em Caicó.  Os funcionários da justiça eleitoral receberam denuncias de que a clinica estaria funcionando no domingo a noite e poderia está acontecendo favorecimento politico, mais como não conseguiram fazer a fiscalização naquele momento realizaram na manhã de segunda-feira, feriado de finados.  Ao chegar no local foi constatado a clinica em funcionamento com movimentação de pacientes e ao entrar pediram explicações e foram informados que aproveitaram o feriado para fazer moldagem para posteriormente ser realizado o orçamento do trabalho.  Os servidores da justiça solicitaram apoio da Policia Militar e conduziram até a delegacia para averiguação e prestar depoimentos três pessoas que trabalham na clinica e 8 pacientes que estavam presentes no local

CERVEJA EM FALTA...

Às vésperas das festas de fim de ano, o nível de ruptura da cerveja – índice que monitora a falta de produtos em supermercados brasileiros –, segue em alta. Em novembro, atingiu 19,45%, frente aos 10% registrados no mesmo mês de 2019.  O índice começou a subir em março, no início da quarentena. Nos últimos meses foram registrados 17,64% de ruptura, em setembro, e 18,92% em outubro.  O monitoramento acompanha os dados de 40 mil varejistas no Brasil e é feito pela Neogrid, especializada na sincronização da cadeia de suprimentos.  A falta de cervejas nas prateleiras se deve, principalmente, às dificuldades que as empresas enfrentam para comprar embalagens, como vidro para as garrafas e latas. Apesar do alto índice de ruptura, não há, por ora, risco de desabastecimento do produto.