Em 2024, o curso de Geografia do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN) completou 50 anos de existência. Em março, a graduação recebeu nota máxima (Conceito 5) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
O processo de avaliação do MEC envolveu três dimensões instrumentais: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura. Com isso, foi analisada a estrutura de espaços de convivência, laboratórios, biblioteca, auditórios e salas de aula. Os avaliadores conversaram e participaram de reuniões com estudantes e professores e a avaliaram ainda documentos importantes referentes ao curso. O resultado foi o reconhecimento da Licenciatura em Geografia por sua excelência, qualidade e competência, com a atribuição da nota máxima (nota 5).
Durante os 50 anos de existência, o curso tem contribuído efetivamente com a formação de profissionais e com a produção de material científico para as diversas áreas do conhecimento teórico-metodológico da ciência geográfica. Por meio de laboratórios, projetos de extensão, eventos e atividades externas, a graduação trouxe uma mudança significativa não apenas à comunidade acadêmica, mas também ao Seridó, tornando-se referência na formação de corpo docente.
No quesito da organização didático-pedagógica, a licenciatura utiliza o ensino-aprendizagem como principal ferramenta, explorando as especificidades regionais e compreendendo as dinâmicas naturais, sociais, econômicas, políticas e culturais. “Nesta conjuntura, são consideradas diferentes escalas geográficas de análise e suas conexões e métodos de abordagem, tendo-se em vista a produção de conhecimentos por intermédio dos pensamentos objetivo, crítico e humanista, com foco no ensino-aprendizagem de Geografia”, declara Davi do Vale Lopes, coordenador do curso.
Atualmente, o corpo docente é composto por 15 professores efetivos, há 137 alunos vinculados ao Sigaa e a instituição possui oito laboratórios que integram as atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Comentários
Postar um comentário