O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu auditoria para apurar denúncias de uso político do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). O relator será o ministro Augusto Nardes.
O programa criado pelo governo federal tem como objetivo “ações de mobilização, apoio e formação de artistas” nos Estados, mas tem sido apontado o desvio de finalidade e a destinação dos recursos para beneficiar ONGs ligadas a militantes do PT. Em dois anos serão destinados R$ 58,8 milhões aos comitês de cultura. Levantamento do Estadão mostra que, dos 26 escritórios estaduais, 19 são coordenados por membros do PT, um por filiado ao PSB e outro por integrante do PSOL.
Entre os contemplados está o ator Rodrigo Bico, do Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras História a quem foram destinados R$ 1,7 milhão. Bico foi candidato a vereador pelo PT em 2020 e no ano passado participou ativamente da campanha da candidata Natália Bonavides à Prefeitura de Natal.
Em nota, o ministério afirmou que as seleções foram feitas com base na capacidade técnica e na qualificação profissional dos contemplados.
Rodrigo Bico diz que está sendo perseguido pelos fascistas. “A perseguição dos fascistas contra mim é uma tentativa de calar todos os artistas. Muitos preferem se silenciar para não terem seus projetos desaprovados. Esse medo eu não tenho e vou continuar trabalhando com dignidade”, afirmou o ator e produtor cultura em suas redes sociais
Comentários
Postar um comentário