Pular para o conteúdo principal

ASSOCIAÇÃO CULTURAL MANOEL FELIPE NERY, EM SÃO JOÃO DO SABUGI/RN, COMEMORA 25 ANOS DE FUNDAÇÃO

 


Nesta quarta-feira, 19 de março, a Associação Cultural Manoel Felipe Nery - ACAMFEN, da cidade de São João do Sabugi-RN, comemora 25 anos de fundação. Criada em 19 de março de 2000, a entidade surgiu com o propósito de manter a Banda Filarmônica Honório Maciel, que foi fundada em 1926. Trata-se de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) dedicada à preservação e ao fortalecimento da cultura musical no município.


Ao longo desses 25 anos, a ACAMFEN implementou seis projetos e conquistou duas emendas parlamentares, demonstrando seu compromisso com a cultura e a formação musical. Entre as principais realizações, destacam-se:


1. Aquisição de Instrumentos (2000) – Governo do RN;

2. Reforma e ampliação da Sede Social (2002) – Governo do RN;

3. Capacitação e Acessórios (2005) – Governo do RN;

4. Apoio a Microprojetos Culturais (2020) – Governo do RN;

5. Subsídios Culturais (2020) – Prefeitura, via Lei Aldir Blanc;

6. Emenda "Música e Esporte Mudando o Futuro da Cultura" (2022) – Senador Styvenson Valentim;

7. Emenda para Aquisição de Instrumentos Musicais (2022) – Deputado Rafael Mota;

8. 1º Festival Maestro Manoel Felipe Nery (2023) – Recursos próprios e parcerias.


Anualmente, a ACAMFEN e a Filarmônica Honório Maciel realiza, com recursos próprios, o tradicional Concerto de Natal, uma apresentação em praça pública que celebra a música e a cultura local.


A Associação desempenha um papel fundamental na formação musical de crianças e adolescentes, garantindo a renovação dos músicos da Banda Filarmônica Honório Maciel, que no próximo ano completará 100 anos de existência.


Os trabalhos desenvolvidos pela ACAMFEN têm reconhecimento oficial, sendo a instituição declarada de utilidade pública tanto em âmbito municipal quanto estadual. Além disso, a associação está inscrita nos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e de Assistência Social. Recentemente, foi cadastrada no Ministério da Cultura como Ponto de Cultura, fortalecendo ainda mais sua atuação na preservação e disseminação da música.


A ACAMFEN é mantida por doações dos sócios, músicos, projetos e parcerias com entidades públicas e privadas, garantindo a continuidade de suas atividades e a perpetuação da tradição musical da cidade.

Neste marco de 25 anos, celebramos não apenas a história da ACAMFEN, mas também a dedicação de todos que fazem parte dessa jornada. Que a música continue sendo o elo que une gerações e fortalece nossa cultura!



HOMENAGEM A ACAMFEN


Aos 25 anos

Podemos comemorar

Uma data especial

Que vale a pena lembrar

A nossa associação

Que foi criada em São João

Para nos representar.


ACAMFEN e o seu nome

De maneira abreviada

Por Manoel Felipe Nery

Ela ficou batizada

Hoje cumpre o seu papel

Com a Honório Maciel

De forma bem dedicada.


Crianças e adolescentes

Ficaram capacitadas

Com professores descentes

Foram beneficiadas

Com essa iniciação

Obtendo a formação

De maneiras desejadas.


Ao longo desses anos

A ACAMFEN já executou

Seis projetos e duas emendas

Que muito colaborou

Ajudando na formação

De muitos jovens em são João

Aumentando o seu valor.


Parabéns para a Filarmônica

Essa banda abençoada

Por Honório Maciel

Que também foi batizada

Junto com a associação

Orgulha toda São João

Ao longo dessa jornada.


Quero aqui agradecer

A todos sócios também

Que contribui com prazer

Ajudando a ACAMFEN

Pois é um reconhecimento

Para os jovens de talentos

Que nossa cidade tem.


Autor: Poeta Carlos Paiva

Sócio da ACAMFEN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

UNIVERSIDADES SEM EMENDAS

Foto/STF O ministro Flávio Dino, do STF, determinou, ontem, a imediata suspensão de emendas parlamentares para universidades estaduais e suas respectivas fundações de apoio em oito estados. A liminar do ministro vale para as instituições do Acre, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe.   A decisão foi tomada após os estados não enviarem ao Supremo manifestação sobre a determinação de Dino para que sejam criadas normas e orientações sobre a aplicação e prestação de contas referentes às emendas que são destinadas às instituições. A exigência consta em uma decisão assinada no dia 12 de janeiro deste ano.

USUÁRIOS ESTÃO SENDO BANIDOS DO WHATSAPP: SAIBA O QUE ESTÁ ACONTECENDO

Usuários do WhatsApp têm relatado banimentos repentinos e sem justificativa clara nas últimas semanas. Os relatos se espalharam pelas redes sociais e apontam que o aplicativo está desativando contas automaticamente, sob a alegação de “violação dos termos de uso”, mas sem indicar qual regra teria sido descumprida. A notícia é do Metrópoles. O problema afeta tanto contas pessoais quanto comerciais, prejudicando especialmente pequenos empreendedores, autônomos e criadores de conteúdo que utilizam a plataforma como canal principal de comunicação com seus públicos. Banimentos ocorrem mesmo sem uso irregular Muitos dos relatos negam o uso de práticas consideradas irregulares, como envio de spam, mensagens em massa ou o uso de aplicativos não autorizados. Essas são, em geral, as principais causas de punições dentro do WhatsApp. “Minha conta foi banida por 4 dias sem resposta, apesar de vários pedidos de suporte e acompanhamentos por e-mail e Twitter”, relatou um usuário na rede X (antigo Twit...