Pular para o conteúdo principal

PESQUISA INTERNACIONAL COM PARTICIPAÇÃO DE MÉDICO CAICOENSE REVOLUCIONA O TRATAMENTO DE CIRURGIAS COLORRETAIS

Dr.Irami Filho(Reprodução/Instagram)

Uma colaboração científica internacional entre pesquisadores brasileiros e franceses resultou em uma inovação promissora no campo das cirurgias colorretais. O estudo, publicado recentemente na prestigiada revista Communications Biology, apresenta uma abordagem inédita para melhorar a cicatrização de anastomoses colorretais (conexões cirúrgicas) em pacientes de alto risco, especialmente aqueles submetidos à radioterapia.


A pesquisa avaliou o uso combinado de vesículas extracelulares (EVs) derivadas de células do estroma adiposo com um gel termorresponsivo (Pluronic®️ F127). Esta terapia demonstrou resultados impressionantes, promovendo a regeneração tecidual, reduzindo a inflamação e minimizando a formação de cicatrizes em modelos pré-clínicos.

A cooperação científica foi conduzida por uma equipe de pesquisadores do Laboratoire Matière et Systèmes Complexes, CNRS, UMR 7057, Université Paris Cité – Sorbonne Université | Fundação Paris Diderot, localizada em Paris, França, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Brasil. Como um dos autores do estudo, o professor Dr. Irami Araújo Filho destacou: “Este trabalho reflete o poder da ciência colaborativa em criar soluções inovadoras para problemas complexos na medicina moderna.”

A revista Communications Biology, parte do grupo Springer Nature, é amplamente reconhecida por sua excelência acadêmica. Com um Fator de Impacto 8,6 (2023) e classificação no 92º percentil em Ciências Biológicas e Agrícolas, a revista está entre as principais publicações científicas em sua área, refletindo a relevância e a qualidade dos estudos publicados.

O professor Dr. Irami Araújo Filho ainda acrescentou: “Este estudo representa um avanço significativo, demonstrando o potencial terapêutico de combinar tecnologia avançada e biologia celular para melhorar os resultados cirúrgicos em pacientes submetidos a tratamentos complexos.”

O artigo completo pode ser acessado no link: https://doi.org/10.1038/s42003-024-07364-2.

Irami Filho é Professor Titular do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Professor de Cirurgia e Biotecnologia, Universidade Potiguar (UnP).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

SONHO BOLSONARISTA

O senador Flávio Bolsonaro admitiu que o bolsonarismo trabalha para anistiar Jair Bolsonaro no Congresso e derrubar sua inelegibilidade, decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no ano passado.  Em entrevista à imprensa, Flávio disse ainda acreditar que essa conjuntura política pode mudar até 2026.  "Esse é um ponto. O outro ponto que eu vejo que pode reposicioná-lo é, sem dúvida alguma, a anistia que está sendo costurada, eu tenho certeza que vai ser aprovada ainda este ano, tanto no Congresso quanto no Senado, que pode vir também, e não só fazer justiça com quem foi absurdamente injustiçado em função do que aconteceu em Brasília no 8 de janeiro”, disse o senador