Pular para o conteúdo principal

PERITO DO ITEP SOB INVESTIGAÇÃO POR EMBOLSAR GRANA EXTRA EM PROCESSOS JUDICIAIS

Um perito criminal do Instituto Técnico-Científico de Perícia do RN (ITEP), está sendo suspeito de improbidade administrativa. O Ministério Público do Estado (MPRN) abriu uma investigação para apurar se o perito anda metendo os pés pelas mãos e embolsando uma grana extra ao atuar como assistente técnico em processos judiciais.

📳ESSE MATERIAL CHEGOU PRIMEIRO À COMUNIDADE DO BLOG NO WHATSAPP. SEJA PARTE DELA CLICANDO AQUI.

Contexto da Investigação: Conflito de Interesses

O problema é que o perito em questão supostamente atuou em atividades privadas que conflitam com seu trabalho no ITEP. Em específico, há suspeitas de que ele foi assistente técnico contratado pelo réu na Ação Penal nº 0803575-38.2023.8.20.5112, em trâmite na 2ª Vara da Comarca de Apodi, entre outros casos. Se comprovado, isso pode configurar um baita conflito de interesses e obtenção de vantagem indevida, contrariando os princípios da administração pública.

Fundamentos Legais: A Lei Está de Olho

A base da investigação são diversas legislações, incluindo a Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992). Segundo o MPRN, a conduta pode violar os artigos 9º e 11 dessa lei, que tratam sobre enriquecimento ilícito e lesão aos princípios administrativos. Ou seja, se ele estiver realmente lucrando de forma ilícita, a casa pode cair para o perito.

Ações Iniciais: O Cerco Está Fechando

O MP não perdeu tempo e já adotou várias medidas para aprofundar a investigação:

  • Requisição de Documentos: Foram pedidas cópias de procedimentos administrativos e judiciais que envolvem o suspeito, incluindo informações sobre um processo administrativo disciplinar no qual ele já havia sido sancionado.
  • Informações da DEICOR e da Corregedoria: O MP solicitou detalhes sobre inquéritos policiais e documentos funcionais que possam esclarecer a conduta do perito.
  • Esclarecimentos do ITEP: O ITEP foi requisitado a fornecer a ficha funcional do perito criminal, dados sobre sua produtividade e informações sobre sua atuação como perito em acidentes de trânsito.

Histórico de Irregularidades: A Ficha Não É Limpa

Não é a primeira vez que o mesmo se vê em apuros. Ele já respondeu a várias acusações no exercício de suas funções e é réu em uma ação de improbidade administrativa por seu possível envolvimento no desaparecimento de armas de fogo da sede do ITEP em Mossoró entre 2016 e 2019. Essas armas sumiram sob circunstâncias ainda nebulosas, que estão sendo apuradas pela DEICOR.

Consequências Potenciais

Se as suspeitas se confirmarem, ele pode enfrentar sanções severas, desde multas até a perda do cargo público e a suspensão dos direitos políticos. A investigação do MPRN é uma tentativa de garantir a integridade do serviço público e o respeito aos princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade.

Do Blog do Dina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.