Pular para o conteúdo principal

FALTA DE MÉDICOS COPROMETE ATENDIMENTO DO HOSPITAL PEDIÁTRICO MARIA ALICE

Foto: Reprodução

Do Portal O Potengi 

O Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, situado no conjunto Parque dos Coqueiros, zona Norte de Natal, está com problemas na cobertura das escalas médicas da sua unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica. A dificuldade principal, segundo a Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap), decorre da saída de vários profissionais da escala da empresa terceirizada responsável pelos plantões.

A Sesap informou que está programando reuniões nos próximos dias para elaborar estratégias que assegurem o pleno funcionamento da UTI pediátrica, fundamental para atender a demanda mensal de aproximadamente 25 internações de crianças e adolescentes. A unidade, que dispõe de dez leitos, conta majoritariamente com profissionais terceirizados via cooperativa, à exceção da coordenadora da seção, que é servidora efetiva.

Para o presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern), Reginaldo Holanda, a localização do hospital é um dos principais fatores que contribuem para a escassez de pediatras interessados nos plantões. Além disso, Holanda aponta que os pagamentos aos médicos não são feitos de maneira regular, o que desestimula a continuidade dos serviços.

“Se fecharmos dez leitos de UTI pediátrica por falta de acordo ou ajustes, isso resultará em um aumento da mortalidade entre crianças e adolescentes, especialmente nesta época do ano, quando há uma demanda intensa devido aos problemas respiratórios”, alerta Holanda.

Diante da gravidade da situação, o Sindicato dos Médicos do Estado do RN (Sinmed RN) tem acompanhado de perto o cenário das UTIs pediátricas e neonatais do Maria Alice Fernandes, um ponto de referência crucial para emergências pediátricas na região. O presidente do Sinmed/RN, Geraldo Ferreira, destaca que as ameaças de fechamento das UTIs são recorrentes, devido à falta de concursos públicos e aos problemas relacionados ao pagamento dos profissionais cooperados.

Ferreira ressalta a necessidade urgente de medidas por parte do estado para evitar o colapso dos serviços de saúde infantil: “O Estado deve agir de forma decisiva para evitar o fechamento dessa unidade, pois seria uma negligência com a saúde das crianças e adolescentes do Rio Grande do Norte”.

Segundo ele, o Sinmed/RN propõe buscar associados para atender de forma emergencial, mas, ainda assim, é difícil. “Nós atuaremos de todas as formas, junto às promotorias e aos canais competentes do Legislativo para, se for necessário, abrir exceção para concurso, valorização salarial, permitir a terceirização com pagamento diferenciado”, completou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentino e foi c