Através do Projeto Trapiá Semente, que forma grupos de teatro pelo Seridó, São João do Sabugi tem um novo grupo de teatro, com 13 adolescentes, intitulado de Grupo Teatral Flor de Mandacaru.
O Projeto Trapiá Semente é da Associação Cultural Trapiá, de Caicó, e conta com produção da Mapa Realizações Culturais, de Natal RN. O patrocínio é do Governo do RN, Secretaria Extraordinária de Cultura, Fundação José Augusto, Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern.
Além de São João do Sabugi, um novo grupo de teatro está em formação nas cidades de Tenente Laurentino Cruz, Serra Negra do Norte, Jardim do Seridó e Timbaúba dos Batistas. Em 2022 e 2023, 11 grupos foram criados na região Seridó.
O Grupo Teatral Flor do Mandacaru, conta com apoio da Prefeitura Municipal de São João do Sabugi e tem três encontros semanais com oficinas, na sede da Secretaria do Trabalho Habitação e Assistência Social - SEMTHAS. Além de profissionais da Associação Cultural Trapiá e da Mapa Realizações Culturais, as oficinas tem acompanhamento da arte educadora Maciene Lins, que teve experiência de Imersão Teatral na Associação Cultural em Caicó, RN.
As oficinas que fazem parte da fase Regar, iniciaram em março, de forma que os adolescentes tiveram oficinas de Iniciação Teatral com Alexandre Muniz e Mônica Belotto, e de Dramaturgia com Capitão Jack. Neste mês, novos assuntos são abordados como sonoplastia, na oficina de "Som na Cena", ministrada por Aglailson França. Eles também terão oficinas sobre Direção de Arte, Figurino, Cenografia, Roteiro, e outros elementos, para montagem da peça.
O Projeto Trapiá Semente tem a fase Semear, apresentando o projeto com o espetáculo Menino Pássaro, a fase Regar com oficinas para formação do grupo e montagem do espetáculo e a fase Florescer com apresentação do espetáculo. No ano seguinte, é a continuidade com a fase Cultivar, que é a colheita de novos saberes, fortalecendo a aprendizagem.
Comentários
Postar um comentário