O governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, formalmente propôs na quinta-feira 16 reclassificar a maconha como uma droga de baixo risco, em uma mudança histórica que busca alinhar a política federal com a opinião pública.
“Ninguém deveria ser encarcerado simplesmente por usar ou possuir maconha. Ponto”, declarou Biden em um vídeo.
“Muitas vidas foram afetadas devido a uma abordagem equivocada em relação à maconha, e me comprometi a corrigir esses erros”, enfatizou.
A maconha tem sido classificada desde 1970 como uma droga de Lista I, de acordo com a Lei de Substâncias Controladas (CSA, em inglês), ao lado de substâncias como heroína, ecstasy e LSD, indicando que não possui uso médico reconhecido e apresenta alto potencial de abuso.
A proposta visa rebaixá-la para uma droga da Lista III, junto com substâncias como a cetamina e analgésicos que contêm codeína, com uma probabilidade de dependência de moderada a baixa
A iniciativa de reclassificar a cannabis foi apresentada pela administração Biden no final de abril, e o Departamento de Justiça oficialmente iniciou o processo nesta quinta-feira.
Comentários
Postar um comentário