Pular para o conteúdo principal

CORRIDA SOLIDÁRIA CELEBRA 45 ANOS DE ATUAÇÃO DAS ALDEIAS INFANTIS SOS EM CAICÓ (RN)


A Aldeias Infantis SOS, organização global que lidera o maior movimento de cuidado do mundo, realiza a 1ª Corrida Solidária para celebrar os 45 anos de sua atuação na cidade de Caicó, Rio Grande do Norte. A prova será realizada dia 25 de maio (sábado), na Ilha de Santana, centro da cidade, às 16h30 (horário previsto para a largada). A corrida terá um único percurso, de 5km, permitindo que atletas iniciantes e experientes participem e contribuam com a causa da Infância.

Além de comemorar o aniversário da Organização, o evento vai angariar recursos para manter programas e serviços que viabilizam o compromisso da Aldeias Infantis SOS no município, como o acolhimento de crianças e adolescentes que perderam o cuidado parental e o Núcleo SOS de Apoio às Famílias, que oferece orientação familiar para pessoas em vulnerabilidade social.

A expectativa é que os recursos sejam investidos na preservação da infraestrutura, além da possibilidade de cobrir custos operacionais, despesas administrativas, entre outras necessidades da Organização.

“A corrida solidária é uma oportunidade de unir os moradores de Caicó de forma coletiva e colaborativa, celebrando e reconhecendo as conquistas e o impacto positivo que a Organização gerou para a comunidade caicoense ao longo de todos esses anos. Também é uma iniciativa de conscientização social sobre o trabalho humanitário que realizamos , destacando a importância na proteção e no bem-estar das crianças e famílias em situação de vulnerabilidade”, destaca Cintia Rayane da Silva, gestora de território do Rio Grande do Norte na Aldeias Infantis SOS.

Segundo ela, os organizadores do evento esperam que a ação provoque uma grande mobilização em torno dessa causa, promovendo a solidariedade e o engajamento cívico em prol do apoio aos jovens e às famílias em vulnerabilidade social na cidade. “Além disso, há o incentivo a um estilo de vida saudável, por meio da prática esportiva e que contribui para o bem-estar da comunidade”, conclui Cintia.

As inscrições para a corrida alusiva aos 45 anos da Aldeias Infantis SOS em Caicó devem ser realizadas por aqui.

 Aldeias Infantis SOS em Caicó

 A Aldeias Infantis SOS chegou à cidade de Caicó em 13 de maio de 1979, por iniciativa humanitária do padre australiano Edmund Kagerer (1938-2023), que sentiu a necessidade de estabelecer a Organização no município do semiárido nordestino para apoiar crianças, adolescentes e famílias locais.  

A fundação da unidade no município contou com o engajamento da comunidade e suporte de alguns clubes da época. O terreno onde foram construídas as três primeiras casas lares, com recursos financeiros provenientes da Áustria, foi gentilmente cedido pela Cohab RN.

Com o início das atividades, o trabalho ganhou visibilidade e reconhecimento em toda a região. Em pouco tempo, o número de casas lares aumentou para 12, onde foram acolhidos cerca de 108 crianças e adolescentes à época, oriundas não apenas do Rio Grande do Norte, mas também dos Estados da Paraíba e da Bahia.

No início do ano 2000, a Aldeias Infantis SOS já contava com 17 casas lares em Caicó. Em 2003, iniciou-se a implementação dos serviços de Fortalecimento Familiar e Comunitário, que, a partir da identificação de potencialidades e necessidades das comunidades apoiadas, tinham o propósito de reduzir os índices de abandono e violação de direitos infantis.

Atualmente, a Organização oferece o serviço de Acolhimento para crianças e adolescentes e mantém o Núcleo SOS de Apoio a Famílias, que atende 35 famílias.

Serviço - 1ª CORRIDA 45 ANOS ALDEIAS INFANTIS SOS EM CAICÓ

Quando: 25 de maio, às 16h30

Onde: Ilha de Santana

 Sobre a Aldeias Infantis SOS

A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização global, de incidência local, que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. A Organização lidera o maior movimento de cuidado do mundo e atua junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de desenvolver ações humanitárias. 

Fundada na Áustria, em 1949, está presente em mais de 130 países. No Brasil, atua há 56 anos e mantém mais de 80 projetos, em cerca de 30 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e jovens que perderam o cuidado parental, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança cresça sozinha. 

Para mais informações, acesse o site: www.aldeiasinfantis.org.br/

Informações à Imprensa 

Máquina

aldeiasinfantis@maquinacohnwolfe.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.