Pular para o conteúdo principal

O FIM DAS ONDAS DE CALOR NO BRASIL

 

O fim das ondas de calor no Brasil
Foto: reprodução/fotos públicas

El Niño está chegando ao fim e entrando em um período de neutralidade, no qual as águas do Pacífico não estão tão quentes quanto antes. Porém, os especialistas alertam para a chegada de outro fenômeno climático, o La Niña, que é o oposto do El Niño.

Em vez das ondas de calor intensas, a tendência para o inverno de 2024 é de um clima mais frio, devido ao resfriamento das águas do Pacífico tropical central e oriental causado pelo La Niña.

De acordo com análises do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há uma probabilidade de que o Brasil já esteja sob os efeitos do fenômeno no trimestre compreendido entre junho, julho e agosto deste ano.

Chuvas acima da média

A intensidade do La Niña ainda não pode ser afirmada com certeza, mas normalmente os impactos desse fenômeno incluem chuvas acima da média nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Por outro lado, na região Sul e parte do Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas ocorrem de forma irregular, aumentando os riscos de seca ou estiagem, principalmente durante a primavera e o verão, conforme informações do Inmet em seu site oficial.

Os efeitos do El Niño são justamente o oposto: diminuição das chuvas no Norte e Nordeste, calor e aumento das chuvas nas demais regiões.

Segundo as análises divulgadas pelo Inmet, desde o início de abril foi registrado um resfriamento das Temperaturas da Superfície do Mar (TSMs), que nos últimos cinco dias chegaram a valores próximos a 0,5ºC acima da média. Esse valor é considerado o limite para o início da fase neutra do oceano. Além disso, as TSMs já vinham em constante esfriamento no Pacífico Equatorial, com as temperaturas caindo de 1,5ºC para 1,2ºC acima da média entre fevereiro e março de 2024.

Transição entre os fenômenos

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, um ponto que tem chamado a atenção dos especialistas é a rápida transição entre os dois fenômenos. Enquanto um ainda está se encerrando, o outro já está demonstrando sinais de chegada. Isso se deve às constantes mudanças climáticas que estamos enfrentando.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, tanto o El Niño quanto a La Niña têm duração de nove a 12 meses e ocorrem a cada dois a sete anos, embora não sigam um calendário regular e possam praticamente se sobrepor, como está acontecendo este ano.

Há apenas um ano, saímos de uma La Niña e em março já tínhamos sinais de El Niño. Agora, em março e abril, estamos novamente com sinais de La Niña. Essas rápidas mudanças climáticas dificultam a recuperação dos impactos causados pelos fenômenos, como destaca Yolanda González, diretora do Centro Internacional de Pesquisa para o Fenômeno El Niño.

Essas oscilações climáticas têm impactado diretamente a produção agrícola na América Latina como um todo, especialmente nas culturas de trigo, arroz e milho. Isso acarreta efeitos significativos na economia dos países que dependem dessas commodities.

Chuvas no Sudeste

Em um boletim divulgado pelo Inmet em março, a previsão para os próximos três meses na região Sudeste do país era de chuvas levemente acima da média. No entanto, essa previsão pode ser alterada agora no final de abril, quando um novo levantamento será realizado.

As mudanças abruptas que as espécies estão enfrentando e o fato de que esses ciclos estão quase se sobrepondo reduzem significativamente a capacidade de resiliência para se adaptar a essas mudanças. Portanto, estamos diante de um cenário que representa um enorme desafio, como aponta Marion Khamis, especialista em Gestão de Riscos e Resiliência para a América Latina da FAO, organização intergovernamental da ONU responsável por negociar acordos e discutir políticas para combater a fome mundial.

O Antagonista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.