Pular para o conteúdo principal

A HISTÓRIA DO AÇUDE GARGALHEIRAS: DA ESPERANÇA CONTRA AS SECAS A POLO TURÍSTICO

O quadro Nossa História do Potiguar News conta um pouco sobre a construção da Barragem Marechal Eurico Gaspar Dutra, popularmente conhecido como Gargalheiras devido ao gargalo formado entre as serras do rio Pai Pedro, Minador e da Lagoa, por onde passa o rio Acauã.

Nesta semana, o personagem dessa história esteve em evidência. Após 13 anos, o Açude Gargalheiras atingiu sua lâmina de sangria. Um verdadeiro espetáculo das águas. Situado no município de Acari (ficando a 210 km da capital Natal) o Açude foi considerado Patrimônio Histórico do Rio Grande do Norte em 21 de janeiro de 2023.

Os primeiros estudos realizados em Acari sobre a potencialidade do município para a construção de açudes foram realizados, em 1908, pela Comissão de Açudes e Irrigação, órgão criado pelo Ministério da Viação e Obras Públicas. Após o decorrer de uma grande seca, integrantes da igreja católica e proprietários de terras influentes fizeram pedido junto aos governos municipal e estadual pela construção de um grande açude, no município de Acari.

Mas suas obras só iniciaram quase dez anos depois. As obras do Gargalheiras ficaram a cargo da empresa inglesa, Charles H. Walker & Co. Ltda, que iniciou a construção da barragem entre as serras do Abreu, da Carnaubinha, Olho d’água e Gargalheiras. Em 1922, as intervenções foram paralisadas devido a uma série de problemas, sendo retomadas em 1923.

As especulações sobre a descoberta de ouro fizeram paralisar às obras, por mais de três décadas.

Em 1955, durante a gestão do presidente Café Filho, ficou decidifo entregar as obras paradas no Nordeste ao exército. Em agosto do mesmo ano, chegava à Acari para assumir a construção, o 1° Agrupamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro.

Sob o comando do Major Ary de Pinho, os trabalhos foram intensificados, inicialmente com a destruição da antiga barragem feita em 1914 e depois na construção da nova barragem, bem como as obras de suporte. Após o retorno da construção, foram instaladas casas na vila operária, além de prédios comerciais, posto médico, telégrafo, estradas de rodagem e carroçáveis para transporte de materiais, além da capela de Nossa Senhora de Lourdes.

Entre o ano de 1958, e, mês após mês, os jornais potiguares, como O Poty e o Diário de Natal, noticiam em suas páginas o progresso incrível conseguido em apenas três anos de uma obra que se arrastava há meio século.

A finalização da barragem era tao esperada que, no dia 26 de outubro, houve uma solenidade de inauguração da última concretagem da parede.

Em novembro, o último bloco de concreto foi colocado, realizando um sonho antigo dos moradores de Acari.

O reservatório mais famoso da região do Seridó Potiguar tem capacidade total de 44.421.480,00 m³ e foi inaugurado oficialmente no dia 27 de abril de 1959 e até hoje existe uma comunidade remanescente da época da construção, quando foi erguida a vila para abrigar os trabalhadores. A estrutura da barragem, como a casa do engenheiro, por exemplo, é reconhecida na região como equipamento turístico.

Com a sangria do reservatório, o açude atrai inúmeros turistas, potencializando a cultura e a economia local.

CURIOSIDADES SOBRE O MUNICÍPIO DE ACARI

Segundo o IBGE, o território da cidade de Acari era habitado pelos índios cariris, que se deslocaram para a região em virtude das perseguições movidas pelos colonizadores da Paraíba, em fins do século XVII. Em 1737, o fundador do povoado onde está localizado o município, Sargento-mor Manuel Esteves de Andrade, obteve permissão do bispo de Olinda para erguer a capela, consagrada a Nossa Senhora da Guia.

O escritor José Augusto registra que o povoamento da região do Seridó começou no final do século XVIII, durante a “guerra dos Bárbaros”, culminando com o afastamento dos índios habitantes das margens do rio Açu. Assim, chegaram à localidade os primeiros desbravadores, vindos de Pernambuco e da Paraíba.

Segundo o historiador Câmara Cascudo, a origem do nome do município vem dos acaris, peixes de escamas ásperas e carne branca, cujo habitat era o “poço do Felipe”. O poço era suprido pelo rio Acauã, que o mantinha abastecido de água suficiente para a sobrevivência dos peixes.


Do Potiguar Newx

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.