Na recepção a senadores no Palácio da Alvorada, na terça-feira à noite (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expôs, pela primeira vez, ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que é contra o fim da reeleição.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe acabar com a reeleição e sugere mandato de cinco anos para presidente, governadores e prefeitos faz parte da reforma no código eleitoral, da qual Pacheco é entusiasta. As informações são da CNN.
O relator da PEC, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), também ouviu as considerações do presidente da República. Ele deve apresentar, nesta semana, o relatório da proposta à CCJ.
O presidente argumentou que considera quatro anos tempo insuficiente para concluir programas e citou como exemplo a dificuldade com a liberação de licenças ambientais.
Lula também avaliou que “grandes” democracias exercem o direito a reeleição e apenas “países menores” com PIB baixo e pouca tecnologia não permitem essa possibilidade.
O presidente ainda chegou a recordar que, no passado, foi contra a reeleição de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), mas que “evoluiu” e mudou de ideia.
Comentários
Postar um comentário