Pular para o conteúdo principal

CRISE: MEMBROS DO GOVERNO LULA CONSIDERAM PRESENÇA DE EMBAIXADOR ISRAELENSE NO BRASIL COMO "INSUSTENTÁVEL"

 Membros do governo Lula consideram presença de embaixador israelense no Brasil com "insustentável" - Foto: Reprodução

Membros do alto escalão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva avaliam que a permanência do embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, pode se tornar “insustentável” e que a relação com o presidente dependerá das ações nas semanas seguintes.

O embaixador se encontrou com o ex-presidente Jair Bolsonaro no final de 2023 e recentemente foi convidado a participar da manifestação convocada por Bolsonaro no dia 25 de fevereiro, em São Paulo.

Na segunda-feira, Zonshine foi convocado para uma reunião fechada pelo Itamaraty. Isso aconteceu após o embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer, ser convocado pelo governo de Benjamin Netanyahu e, na visão do Itamaraty, ter sido humilhado. O governo brasileiro optou por retirar temporariamente o embaixador de Tel Aviv.

A crise se intensificou após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparar a guerra em Gaza aos atos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Israel classificou Lula como “persona non grata” e exige um pedido de desculpas.

Agora, entre os membros do Executivo, há preocupação com a relação dos principais representantes israelenses com os movimentos bolsonaristas. No entanto, também é considerado o impacto que teria se o Brasil precisasse solicitar a troca do embaixador israelense no país.

O Itamaraty deixou claro que responderá com “diplomacia, mas com toda a firmeza, a qualquer ataque que receber”.

Segundo fontes do alto escalão do Palácio do Planalto, a decisão de não expulsar o israelense do Brasil após o encontro com Bolsonaro foi tomada para manter um canal de comunicação e diálogo entre os dois governos, especialmente devido à presença de brasileiros em Gaza.

“A tolerância do governo com ele foi bastante elevada”, afirmou um membro do Executivo. No entanto, essa tolerância foi gravemente afetada pelos acontecimentos recentes.

O encontro de novembro com Bolsonaro foi considerado, nos corredores do Itamaraty, uma violação grave de protocolo, uma interferência na política interna e uma relação complicada com um personagem público que está inelegível.

Na época, a decisão do governo foi abafar a crise, considerando que qualquer ruptura com Israel dificultaria a retirada dos brasileiros de Gaza.

Alguns embaixadores chegaram a alertar que o encontro sugere que Israel continua considerando Bolsonaro um ator legítimo da política nacional, apesar dos atentados golpistas de 8 de janeiro, dos processos contra o ex-presidente e de sua inelegibilidade.

Internamente, o encontro foi classificado como uma violação de princípios diplomáticos fundamentais e uma provocação deliberada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.