Pular para o conteúdo principal

COISAS DA POLÍTICA: FINALMENTE 2024 COMEÇOU

 

Coisas da Política

Por Saulo Medeiros 

Acabou, ou melhor... começou! Finalmente 2024 começou, afinal, o Carnaval acabou e, no Brasil, o ano só começa mesmo agora, não é!?  Desde que nascemos escutamos muito a expressão “O Brasil só começa depois do Carnaval”, eu mesmo esperei o carnaval passar para enviar essa coluna. 

Tudo bem, eu sei que o Carnaval é um evento culturalmente significativo, essa frase ainda me intriga, isso porque sempre acreditei que essa é uma expressão que carrega consigo uma carga simbólica profunda. Então viva o Carnaval!

MULTIDÕES 

O Carnaval 2024 no  Rio Grande do Norte movimentou a economia de diversas cidades e foi marcado por multidãode foliões: destaque para Natal, Tibau, Apodi, Caicó, Parnamirim (Pirangi),  Macau, Pipa e Areia Branca , com registros de públicos que ultrapassaram 100 mil foliões, que apesar das atrações nacionais,  o grande destaque ficaram com os potiguares Banda Grafith e a cantora natalense Michele Andrade.

SEGURANÇA MÁXIMA?

Dois presos de alta periculosidade fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte (RN), nesta quarta-feira de cinzas (14). A informação foi confirmada por integrantes do Sistema Penitenciário Federal. Esta é a primeira vez na história que há uma fuga registrada em presídio de segurança máxima. Segundo informações da Polícia Federal,  os fugitivos são oriundos do Acre e integram a facção criminosa Comando Vermelho(CV), onde o líder, Fernandinho Beira-Mar está hospedado no mesmo presídio.

NOVA RESOLUÇÃO 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prepara uma resolução para exigir que as declarações de bens dos candidatos às Eleições 2024 coincidam com as apresentadas à Receita Federal.

A norma vai exigir que candidatos e candidatas indiquem a relação completa e atual de seus bens declarados no CANDex (sistema pelo qual são enviados à Justiça Eleitoral a ata da convenção partidária e os pedidos de registro de candidaturas). Devem ser informados valores atualizados dos bens, data de aquisição e se existem coproprietários.

Atualmente, não há obrigação de declaração do mesmo patrimônio que foi informado à Receita.

As informações disponíveis no cadastro do TSE são prestadas pelos próprios candidatos. A Justiça Eleitoral só confere se estão corretas se houver denúncia.

EM CIMA DO MURO...

A governadora Fátima Bezerra prometeu ao prefeito Rosano Taveira,  que ficará neutra na disputa municipal de 2024, na cidade de Parnamirim. O compromisso da governadora, vem após um possível alinhamento e apoio do deputado Taveira Jr ao Governo na Assembleia Legislativa.

BARBA, CABELO E BIGODE...

O ex-senador José Agripino, presidente estadual do União Brasil, quer eleger o maior número prefeitos e vereadores em 2024 no Rio Grande do Norte. Para isso ocorrer, o líder político vem articulando grandes alianças nas principais cidades do estado, como Mossoró, aonde o prefeito Allyson já conta com o apoio do PL e do PSDB, e em Natal com Paulinho recebendo mais uma vez o apoio dos partidos e do PL que entra como coadjuvante na chapa, dando sustenção ao projeto de Agripino nessa eleição. 

Em Parnamirim,  na terceira maior cidade do estado, o União Brasil está fazendo cara feia para apoiar um nome que não seja de Kátia Pires e Salatiel de Souza do seu partido, mesmo já recebendo importantes apoios nos dois maiores município do estado.

PARNAMIRIM 

O prefeito de Parnamirim,  Rosano Taveira,  não cumpriu a promessa de anunciar o 'seu candidato' para o pleito municipal nesta quarta-feira de cinzas. Entre os favoritos estão o secretário Homero Grec e o presidente da Câmara Municipal,  Wolney França. 

DESCARTADA

O único nome descartado pelo prefeito, é o da  atual  vice-prefeita Kátia Pires,  que é vista como "traiçoeira".

'RACHA'

O anúncio pode provocar uma divisão no grupo situacionista. Há possibilidade de nomes da situação migrarem para a oposição. 

AEROPORTO DE MOSSORÓ 

A Infraero contratou o Consórcio Mossoró, constituído pelas empresas Celta Infraestrutura Ltda e Conserva de Estradas Ltda, para elaboração do projeto executivo e execução das obras de reforma dos pavimentos da pista de pouso e decolagem, pátio de aeronaves de aviação geral e táxis do aeroporto de Mossoró (RN) Dix-sept Rosado. O contrato é no valor de R$ 17.720.000,00 e a vigência é de 420 dias corridos a partir da emissão da ordem de serviço

RALLY RN 1500

Prefeitos que integram a Associação de Municípios do Seridó Oriental e Trairi (AMSO-TR) receberam, na semana passada, o empresário Kleber Tinoco, idealizador do Rally RN 1500, que confirmou que o Seridó seguirá fazendo parte do itinerário da edição deste ano da competição. O rally vai acontecer entre os dias 15 e 20 de abril, passando pelo Seridó a partir do dia 18. Para a região, é mais uma oportunidade de movimentar a economia local com a presença de uma das principais disputas do segmento a nível nacional.

FESTA DO BODE

A 24ª edição da Festa do Bode já tem data definida. Será de 8 a 11 de agosto, no parque Armando Buá, em Mossoró (RN).

RUINS DAS PERNAS...

Os times potiguares não estão bem na Copa do Nordeste. O ABC perdeu para o Vitória pelo placar de 3 a 1, no estádio do Barradão, em Salvador (BA). Já o América foi derrotado por 2 a 1 pelo Itabaiana (SE) na Arena das Dunas.

LANTERNA

O América é o laterna no grupo A da Copa do Nordeste. Perdeu seus primeiros dois jogos.

VICE-LANTERNA

Já o ABC é o vice lanterna no grupo B. Perdeu uma partida e empatou outra.

MULTAS

O ministro do Supremo, André Mendonça o relator de uma ação apresentada pelo PSOL, PCdoB e Solidariedade para suspender todas as multas estabelecidas nos acordos de leniência firmados entre o Estado e empresas envolvidas na Lava Jato. 

Nos últimos meses, decisões de Dias Toffoli provocaram polêmica e interromperam pagamentos pela Novonor (ex-Odebrecht) e pela J&F. No caso dos irmãos Batista, não há ligação com a Lava Jato. O processo nas mãos de Mendonça provocará mais impacto por englobar todos os acordos de leniência concretizados na operação até 2020

PRF

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, já avisou assessores diretos sua intenção de revogar a portaria da Polícia Rodoviária Federal que dá poderes à própria corporação para atuar fora das estradas. 

A disposição do novo titular da Pasta é alimentada por conversas com seus ex-colegas do Supremo. Ministros da Alta Corte já mencionam reservadamente que é certa a anulação de diligências policiais, como operações de busca e apreensão, com participação da PRF. Lewandowski diz que essa atuação extrapola atribuições da entidade previstas pela Constituição

PRÉ-SAL

Grandes petroleiras internacionais, como Chevron, ExxorMobil, Repsol e Shell, além da própria Petrobras, devolveram à União pelo menos 15 blocos de exploração do chamado Pré-sal, nas bacias de Campos (RJ) e Santos (SP), desde as últimas semanas de 2023. A informação é escondida pelo governo. São dados da Agência Nacional de Petróleo, compilados pelo site norueguês Upstream, especializado no setor de petróleo e gás.

PRÉ-SAL 2

No início de 2023, Repsol, Shell e Chevron devolveram blocos que foram arrematados em 2017, depois de gastos de mais de R$ 5 bilhões. Em outubro, Petrobras, a inglesa BP e a norte-americana Equinor devolveram o bloco Dois Irmãos, na Bacia de Santos. Há poucos meses, em audiência na Câmara, o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) disse haver “claros sinais de esgotamento exploratório”.

CUBA

O governo brasileiro enviou na última segunda-feira (12) um lote de 125 toneladas de leite em pó para Cuba. O Ministério das Relações Exteriores informou, por meio de nota, que carregamentos adicionais de leite em pó, além de arroz, milho e soja, também serão enviados ao país nas próximas semanas.

No final de 2023, Brasil, Emirados Árabes Unidos e Cuba pactuaram, durante a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), uma iniciativa para promover a segurança alimentar e nutricional na América Latina, fornecendo recursos para a produção, distribuição e suporte de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.