Pular para o conteúdo principal

JOANNA GUERRA PODE SER SER A GRANDE SURPRESA DA ELEIÇÃO EM NATAL

 


COISAS DA POLÍTICA

Por Saulo Medeiros

O ano de 2024 promete acontecimentos importantes na política Estadual. Até o início da campanha eleitoral, em 16 de agosto, o movimento de futuros candidatos ao Legislativo e Executivo municipal deve esquentar o cenário de disputa e trazer debates à tona. 

As convenções partidárias, momento em que os partidos oficializam seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, acontecem de 20 de julho a 5 de agosto. Os nomes que concorrem ao pleito serão conhecidos até 15 de agosto, prazo final para o registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Até 6 de outubro, quando eleitores vão às urnas para escolher a próxima legislatura da Câmara de Vereadores e a chapa que comandará o Executivo pelos próximos quatro anos, as cidades devem ser palco de discussões que vão além de polarizações locais e nacionais, que muito difícil vai pesar na escolhas do eleitor, apesar que o grande acirramento político nas eleições municipais já é algo esperado para os pleitos locais. A surpresa, contudo, deve ser se os debates de temas nacionais podem influenciar na disputa.

A questão é o quanto acirrada devem ser as próximas eleições e o que deve pesar na decisão dos eleitores. Há quem aposte que o acirramento ainda latente das eleições de 2022 deve trazer temas nacionais para o debate, o que seria totalmente atípico, uma vez que em eleições municipais o buraco na rua importa mais do que a opinião do candidato sobre o desarmamento ou ideologia de gênero. Em 2024, o eleitor mostra-se mais preocupado com a experiência dos candidatos, projetos voltados para o desenvolvimento da cidade e obras que reflitam de verdade, uma melhor opção para a população.

Quanto a nomes e coligações, o ano se inicia com um cenário ainda indefinido e algumas incertezas. As decisões para 2024 são tomadas pensando nas eleições de 2026,  um nome novo, sem passado político, é visto como ideal.

Já em relação aos partidos de esquerda e centro-esquerda, a grande dúvida é saber se eles aprenderam a lição de 2020, quando sofreram derrotas esmagadoras nas grandes cidades.

De qualquer forma, o cenário só deve começar a ficar mais definido para as majoritárias a partir de abril, após o resultado de pesquisas que serão encomendadas pelos partidos. 

Quanto ao Legislativo, essa será a primeira eleição com o número reduzido de candidatos. No caso de Natal, as nominatas poderão ter o máximo de 30 candidatos, o que deve obrigar os partidos a serem mais rigorosos na escolha, o que sem dúvida é uma boa notícia para os eleitores.

Anotem aí! A possível pré-candidatura da secretária de Planejamento,  Joanna Guerra, que deve ser escolhida como candidata a sucessão do prefeito Álvaro Dias, poderá ser uma grande surpresa nas eleições de outubro.

A começar pela mínima rejeição ao nome da secretária. Joanna parece cada vez mais disposta para o desafio. É um "diamante político" a ser lapidado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.