Pular para o conteúdo principal

BANCO DE ALIMENTOS DE NATAL ENTREGOU MAIS DE 63 TONELADAS DE ALIMENTOS EM 2023

 


Em 2023, o Banco de Alimentos, programa voltado à segurança alimentar e nutricional, vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social- Semtas, arrecadou e entregou mais de 63 toneladas de alimentos para as 29 instituições socioassistenciais, cadastradas no programa.

O objetivo é reduzir o desperdício de alimentos, e contribuir com a garantia da segurança alimentar e nutricional das pessoas em vulnerabilidade. Atualmente, 29 instituições são atendidas com doações provenientes do banco de alimentos, mas a meta da Secretaria é superar esse número.

A secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, comemora os bons resultados do programa:  “O Banco se tornou um símbolo do comprometimento coletivo com a solidariedade e a segurança alimentar em nossa cidade. É muito gratificante testemunhar a arrecadação de mais de 63 toneladas durante todo o ano de 2023, totalizando a marca de mais de 72 toneladas, desde a sua reestruturação. Essa conquista é fruto do apoio de todos os cidadãos que, por meio da entrada solidária nos eventos, pelas parcerias firmadas com as empresas que têm o olhar de responsabilidade social, que mostraram seu compromisso com a construção de uma cidade mais justa e solidária”, reforça.

Rede Parceira

O Banco de Alimentos cumpre o objetivo de arrecadar alimentos que seriam desperdiçados por perderem seu valor comercial, mas que ainda podem ser consumidos com segurança. Em seguida, o equipamento repassa as doações para instituições da rede socioassistencial cadastradas na secretaria e no conselho municipal de assistência social.

Em 2023 a Prefeitura firmou parceria com representantes de eventos culturais e festivais de Natal, ampliando a rede de doadores do Banco. Foram doados cerca de 25 toneladas de alimentos de parceiros em eventos culturais, esportivos e festivais na cidade. Arroz, feijão, macarrão, açúcar, farinhas, café, flocos de milho, entre outros produtos, foram recebidos pelos parceiros, em substituição ao pagamento da entrada ou como complementação aos ingressos chamados “meia social”.

“As novas parcerias firmadas durante o ano passado possibilitou consequentemente o cadastramento de novas instituições, é importante destacar que mensalmente mais de 4 mil pessoas em situação de insegurança alimentar no nosso município foram beneficiadas pelo programa” afirma a Assistente Social e responsável técnica Elaine Medeiros

Segurança Alimentar

O Programa Banco de Alimentos tem forte apelo à co-responsabilidade da sociedade civil e está sob a administração do Departamento de Segurança Alimentar da Semtas, que desenvolve um trabalho de arrecadação, seleção, triagem e doação de alimentos, além da qualificação das instituições cadastradas pelo referido programa.

O alimento arrecadado geralmente está próximo de vencer ou são produtos que, porventura, danificaram sua embalagem sem comprometer o conteúdo, mas que impede de ser vendido ou ainda alimentos que seriam jogados no lixo por não ter mais valor comercial. O programa recolhe e seleciona o que pode ou não ser doado.

Como participar?

Existem vários critérios para o consumo e para qual instituição será entregue. Com o cadastro das instituições, sabe-se o perfil que ela atende. É necessário prestar atendimento gratuito, ter estatuto, razão social ou CNPJ, registro no Conselho de Assistência Social, não possuir vínculo político-partidário, preparar e servir refeições na própria sede, ter cozinha, despensa e refeitório adequado e participar de reuniões promovidas pelo Banco de Alimentos.

Atualmente, o Programa atende 29 instituições, entre elas: Casa de Idosos Jesus Misericordioso, IERC/RN, Escola Ambulatório Padre João Maria, Lar da vovozinha, Lar Fabiano de Cristo, SADEF, APAE, Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição, Instituto Juvino Barreto, Casa do Menor Trabalhador, CEIC, Legião da Boa Vontade, Instituto Videira, Fé e Alegria, CIADE, dentre outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.