Cientistas do Canadá e dos Estados Unidos desenvolveram um protótipo de dispositivo doméstico que promete transformar o cotidiano dos diabéticos.
Esse novo aparelho mede os níveis de glicose no sangue por meio de amostras de saliva, uma alternativa menos invasiva comparada aos tradicionais testes de picada de dedo.
Pesquisadores da Université de Sherbrooke, no Quebec, e da empresa Colgate-Palmolive, em Nova Jersey, utilizaram um biossensor baseado em aptâmero eletroquímico (E-AB), que já é conhecido na área médica.
Este dispositivo contém uma peça de DNA especialmente projetada, chamada aptâmero, que se liga a um biomarcador alvo em uma amostra, produzindo um sinal eletroquímico mensurável.
Como funciona a nova medição de glicose pela saliva
Normalmente, os aptâmeros usados em biossensores E-AB não são sensíveis o suficiente para detectar glicose na saliva de forma confiável.
Para contornar esse desafio, o professor assistente Philippe Dauphin-Ducharme, da U Sherbrooke, e sua equipe aprimoraram a sensibilidade dos aptâmeros que já se mostraram eficazes na medição dos níveis de glicose no sangue.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário