Pular para o conteúdo principal

UMA CRIANÇA É ESTUPRADA A CADA OITO MINUTOS NO PAÍS. PESQUISA REVELA QUE EM 86% DOS CASOS O ESTUPRADOR É UM FAMILIAR

 


No Brasil, a violência sexual contra mulheres atingiu proporções alarmantes, revela o relatório “Violência contra meninas e mulheres no 1º semestre de 2023”, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A cada oito minutos, uma mulher é estuprada no país, sendo que 74,5% dessas vítimas são consideradas vulneráveis por serem menores de 14 anos ou possuírem enfermidade, deficiência mental ou outras condições que impossibilitam o consentimento.

Os dados são ainda mais perturbadores quando se considera que essas estatísticas representam apenas os casos registrados oficialmente. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apenas 8,5% dos estupros que ocorrem no Brasil são reportados à polícia, o que sugere uma alta subnotificação desses crimes.

No primeiro semestre deste ano, foram registrados 34 mil casos de estupro de meninas e mulheres, um aumento de 14,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, estimativas indicam que esse número pode chegar próximo a 425 mil casos, considerando a subnotificação.

O crescimento da violência sexual afeta todas as regiões do país. O Sul registrou a maior variação, com um aumento de 32,4%, seguido pelo Norte (25%) e Nordeste (13,2%). O Sudeste apresentou a menor taxa de crescimento, com 4,8%.

O perfil das principais vítimas de estupro revela uma realidade angustiante. A maioria das vítimas são meninas de 0 a 13 anos (61%), sendo que metade delas são negras (56%). Além disso, a casa é o local mais comum onde ocorrem os abusos, representando 68% dos casos.

Quanto aos agressores, em 86% dos crimes envolvendo crianças de 0 a 13 anos, os responsáveis são conhecidos e familiares, como avôs, padrastos e tios. Já entre as vítimas com mais de 14 anos, 77,2% dos agressores são pessoas conhecidas e 24,3% foram estupradas por parceiros ou ex-parceiros íntimos.

Além do estupro, o feminicídio também está em ascensão no Brasil. No primeiro semestre deste ano, 722 mulheres foram assassinadas, representando um aumento de 2,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Com esses dados alarmantes, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, expressou sua indignação e destacou que essas estatísticas representam vidas interrompidas pela misoginia presente em nosso país.

Blog Gutemberg Cardoso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.