Pular para o conteúdo principal

TERRORISMO: NOVA AMEAÇA GLOBAL, POR NEY LOPES

 Bandeira do Hezbollah, grupo extremista que teria tentáculos no Brasil, segundo apuração da PF - Foto: Reprodução

Há oito anos, 13 de novembro de 2015, Paris sofria não um, nem dois, mas sim sete atentados terroristas, sendo três explosões e seis fuzilamentos. A ação do Estado Islâmico provocou total de 131 mortos, de 19 nacionalidades diferentes, e 350 feridos. Os terroristas, alguns suicidas, eram franceses, além de belgas e iraquianos, enviados à Europa por iranianos e sírios

A sequência de ataques simultâneos envolveu o Bataclan, uma emblemática casa de shows parisiense, durante apresentação do grupo de rock americano Eagles of Death Metal. Armados com fuzis AK-47, bastante munição e cintos explosivos, membros do autodenominado Estado Islâmico (EI), vestidos de preto, gritaram Allahu akbar (“Deus é o maior”) “com toda a força de seus pulmões” antes de começar a atirar na multidão.

Ao mesmo tempo, ataques ocorriam nas imediações do “Stade de France”; no terraço de La Casa Nostra, um restaurante italiano; no restaurante La Belle Équipe, na rue de Charonne; atirador detonou seu colete suicida na via pública (Boulevard Voltaire). Toda a cidade de Paris ficou em alerta e caótica.

O grupo extremista muçulmano planejou o ataque, vingando os bombardeios e as intervenções militares francesas na Síria e no Iraque e as charges insultantes ao Profeta Maomé, divulgadas na revista humorística francesa Charlie Hebdo

Diante desses fatos inusitados, o mundo vive num constante estado de tensão, em razão de ataques terroristas orquestrados, de difícil detecção. O esforço global é no sentido de uma solução que contemple a harmonia entre garantias e liberdades individuais, com o rol de direitos do cidadão, visando à preservação de vidas, entre eles o direito à privacidade e à livre circulação.

Muito preocupante é a ofensiva no Brasil do grupo radical Hezbollah, descoberta pela PF na “Operação Trapiche”. Segundo a investigação, o grupo sob suspeita planejava ataques contra prédios da comunidade judaica. Há indícios de que alguns “alvos” já estavam sendo monitorados, como sinagogas. A PF A já identificou dois suspeitos, que estariam no Líbano, na relação dos mais procurados da polícia internacional.

A palavra francesa “terrorisme” (do latim terror, terroris, “terror, espanto”) foi empregada pela primeira vez em 1794 na Revolução francesa, com o sentido restrito de “doutrina dos partidários do Terror”, comandados por Maximilien de Robespierre, líder dos jacobinos. O terrorismo é considerado o principal problema que o mundo contemporâneo está lidando.

A ONU debate como lidar com a ameaça terrorista, que desafia os valores compartilhados de paz, justiça e dignidade humana. O extremismo violento agravou a crise humanitária sem precedentes, que ultrapassa as fronteiras de qualquer região. Milhões de pessoas fogem de territórios controlados por grupos terroristas e extremistas. A forma de enfrentar é a prevenção, dando voz , especialmente às minorias, mulheres e jovens. Além disso, priorizar os direitos humanos, em todas as políticas antiterroristas.

*Ney Lopes é jornalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.