Pular para o conteúdo principal

TERRORISMO: NOVA AMEAÇA GLOBAL, POR NEY LOPES

 Bandeira do Hezbollah, grupo extremista que teria tentáculos no Brasil, segundo apuração da PF - Foto: Reprodução

Há oito anos, 13 de novembro de 2015, Paris sofria não um, nem dois, mas sim sete atentados terroristas, sendo três explosões e seis fuzilamentos. A ação do Estado Islâmico provocou total de 131 mortos, de 19 nacionalidades diferentes, e 350 feridos. Os terroristas, alguns suicidas, eram franceses, além de belgas e iraquianos, enviados à Europa por iranianos e sírios

A sequência de ataques simultâneos envolveu o Bataclan, uma emblemática casa de shows parisiense, durante apresentação do grupo de rock americano Eagles of Death Metal. Armados com fuzis AK-47, bastante munição e cintos explosivos, membros do autodenominado Estado Islâmico (EI), vestidos de preto, gritaram Allahu akbar (“Deus é o maior”) “com toda a força de seus pulmões” antes de começar a atirar na multidão.

Ao mesmo tempo, ataques ocorriam nas imediações do “Stade de France”; no terraço de La Casa Nostra, um restaurante italiano; no restaurante La Belle Équipe, na rue de Charonne; atirador detonou seu colete suicida na via pública (Boulevard Voltaire). Toda a cidade de Paris ficou em alerta e caótica.

O grupo extremista muçulmano planejou o ataque, vingando os bombardeios e as intervenções militares francesas na Síria e no Iraque e as charges insultantes ao Profeta Maomé, divulgadas na revista humorística francesa Charlie Hebdo

Diante desses fatos inusitados, o mundo vive num constante estado de tensão, em razão de ataques terroristas orquestrados, de difícil detecção. O esforço global é no sentido de uma solução que contemple a harmonia entre garantias e liberdades individuais, com o rol de direitos do cidadão, visando à preservação de vidas, entre eles o direito à privacidade e à livre circulação.

Muito preocupante é a ofensiva no Brasil do grupo radical Hezbollah, descoberta pela PF na “Operação Trapiche”. Segundo a investigação, o grupo sob suspeita planejava ataques contra prédios da comunidade judaica. Há indícios de que alguns “alvos” já estavam sendo monitorados, como sinagogas. A PF A já identificou dois suspeitos, que estariam no Líbano, na relação dos mais procurados da polícia internacional.

A palavra francesa “terrorisme” (do latim terror, terroris, “terror, espanto”) foi empregada pela primeira vez em 1794 na Revolução francesa, com o sentido restrito de “doutrina dos partidários do Terror”, comandados por Maximilien de Robespierre, líder dos jacobinos. O terrorismo é considerado o principal problema que o mundo contemporâneo está lidando.

A ONU debate como lidar com a ameaça terrorista, que desafia os valores compartilhados de paz, justiça e dignidade humana. O extremismo violento agravou a crise humanitária sem precedentes, que ultrapassa as fronteiras de qualquer região. Milhões de pessoas fogem de territórios controlados por grupos terroristas e extremistas. A forma de enfrentar é a prevenção, dando voz , especialmente às minorias, mulheres e jovens. Além disso, priorizar os direitos humanos, em todas as políticas antiterroristas.

*Ney Lopes é jornalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.