Pular para o conteúdo principal

SEGUNDO ESTUDO DA UFRN, ENERGIAS RENOVÁVEIS NÃO GARANTEM MITIGAÇÃO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

 

Foto/Reprodução 

A produção de energias renováveis no Rio Grande do Norte, no Ceará e na Bahia não está alinhada a uma agenda governamental de capacidade de adaptação às mudanças climáticas e de mitigação delas, ou de adaptação a uma transição energética efetiva. Estudo da UFRN mostra que, apesar dos esforços e investimentos, esses estados pouco ou quase não apresentam potencial ou habilidade para se adaptar aos impactos das mudanças climáticas, o que corrobora para o argumento de falta de sinergias e de alinhamentos entre as energias renováveis e as mudanças climáticas, principalmente do ponto de vista da adaptação.

O trabalho de Rylanneive Teixeira, resultado de sua tese de doutorado, a primeira no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR/UFRN), mostra que essas tecnologias são ainda pouco incorporadas pelos governos e atores institucionais, inclusive sem um diálogo adequado com o setor privado e com a sociedade civil. A pesquisa foi orientada pela professora Zoraide Pessoa, do Instituto de Políticas Públicas (IPP/UFRN) e pesquisadora do núcleo Natal do Observatório das Metrópoles.

Teixeira, que também integra o Observatório, buscou investigar como os estados do RN, do CE e da BA constroem capacidades adaptativas às mudanças climáticas, incorporando as energias renováveis como estratégias do ponto de vista da mitigação e, sobretudo, da adaptação climática. Para isso, foram desenvolvidos estudos de casos utilizando-se de pesquisa documental, dados secundários e pesquisa de campo, com aplicação de roteiro de entrevistas semiestruturadas para os atores do governo, do setor privado e da sociedade civil que estão integrados às questões climáticas e energéticas nos estados investigados.

Com base na análise e na discussão dos achados, concluiu-se que a capacidade adaptativa climática nos estados analisados é desafiante para seus governos. Sem integração com outros atores sociais, mesmo em um contexto territorial de alta produção de energias eólicas e solares, essas fontes não são compreendidas como uma abordagem de mitigação, tampouco de adaptação.

Tendo grande valia nos âmbitos social, acadêmico e público, essa pesquisa contribui para o entendimento das mudanças climáticas e das energias renováveis enquanto problemáticas socioambientais. Na academia, possibilita colaborar com estudos no campo das energias renováveis e da adaptação climática, enquanto na gestão pública auxilia os processos de tomada de decisões sobre as questões climáticas e energéticas por parte dos atores-chave relacionados aos temas.

UFRN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

SONHO BOLSONARISTA

O senador Flávio Bolsonaro admitiu que o bolsonarismo trabalha para anistiar Jair Bolsonaro no Congresso e derrubar sua inelegibilidade, decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no ano passado.  Em entrevista à imprensa, Flávio disse ainda acreditar que essa conjuntura política pode mudar até 2026.  "Esse é um ponto. O outro ponto que eu vejo que pode reposicioná-lo é, sem dúvida alguma, a anistia que está sendo costurada, eu tenho certeza que vai ser aprovada ainda este ano, tanto no Congresso quanto no Senado, que pode vir também, e não só fazer justiça com quem foi absurdamente injustiçado em função do que aconteceu em Brasília no 8 de janeiro”, disse o senador