Pular para o conteúdo principal

RN TEM A QUINTA MAIOR TAXA DE DESEMPREGO DO BRASIL

 


A taxa de desocupação do Rio Grande do Norte no terceiro trimestre de 2023 foi de 10,1%, permanecendo estatisticamente estável em relação ao último trimestre deste ano (10,2%) e também ao mesmo trimestre de 2022 (10,5%) . O índice é o quinto maior do país, segundo os números. Nacionalmente, essa mesma taxa foi estimada em 7,7%, representando uma variação de -1,0p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior e de -0,4p.p. em relação ao trimestre anterior. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua trimestral, divulgada nesta quarta-feira (22) pelo IBGE.

O RN só ficou atrás de Bahia (13,3%), Pernambuco (13,2%), Amapá (12,6%) e Rio de Janeiro (10,9%). Por outro lado, de acordo com as informações repassadas pelo IBGE, Rondônia (2,3%), Mato Grosso (2,4%) e Santa Catarina (3,6%) receberam as menores taxas.

A taxa de desocupação no RN por sexo foi maior entre as mulheres (12,2%) do que entre homens (8,5%) no terceiro trimestre do ano, estando ambas acima da média nacional para homens e mulheres que foram de 6, 4% e 9,3%, respectivamente. No recorte por cor ou raça, a taxa de desocupação no estado potiguar foi de 11,1% para os pardos, 8,2% para brancos e 10,9% para os pretos.

As taxas de desocupação para as pessoas com ensino fundamental completo (15,6%) e ensino médio incompleto (12,4%) foram maiores que os demais níveis de instrução aplicada. Para as pessoas sem instrução e menos de 1 ano de estudo, a taxa foi de 11,1%, ou 1,0 pp menor que a verificada para o fundamental incompleto ou equivalente (12,1%). Já a taxa para as pessoas com nível superior foi a menor registrada para o trimestre (5,9%). Nacionalmente e regionalmente, as taxas de desocupação para o nível superior completo são menores, 3,5% e 5,1%, respectivamente.

Em dados gerais estimados, dos 2,9 milhões da população potiguar em idade de trabalho (14 anos de idade ou mais), 1,5 milhão estão na força de trabalho, sendo 1,3 milhão de ocupados e 151 mil desocupados. Isso significa que o nível de ocupação no Rio Grande do Norte no último trimestre foi de 46,3%, uma diferença de 0,7 ponto percentual (pp) em relação ao trimestre anterior (48%). Este indicador é a proporção de pessoas ocupadas em relação à população em idade laboral (14 anos ou mais).

Entre as pessoas ocupadas, houve uma queda de 31,5% daquelas consideradas subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas frente ao mesmo período do ano passado. A diferença entre um ano e outro foi de menos 43 mil pessoas consideradas subocupadas por esta razão. 

Quanto à ocupação por grupo de atividades no trabalho principal, o setor de administração pública é o que mais emprega no estado (283 mil pessoas), seguido do Comércio (280 mil pessoas). O setor de construção foi o único a apresentar crescimento estatístico frente ao trimestre anterior (20,4%) com 17 mil pessoas a mais contratadas no terceiro trimestre do ano.

Percentual de desalentados em comparação com o último trimestre

O percentual de dessalinizados (frente à população na força de trabalho ou dessalentada) no terceiro trimestre de 2023 foi de 7,4%, mais que o dobro da média nacional que foi de 3,1%. Se comparado ao último trimestre (8%), o Rio Grande do Norte teve uma redução de 0,6 pp em sua população desalentada no trimestre de julho, agosto e setembro de 2023, o que é considerado estatisticamente estável.

Informalidade no RN se mantém estável

Dos 1,3 milhões de pessoas ocupadas no estado, 596 mil são trabalhadores informais, levando a uma taxa de informalidade para o Rio Grande do Norte de 44,3% da população ocupada, percentual acima da média brasileira (39,1%). A maior taxa no mesmo índice ficou com o Maranhão (57,3%) e a menor com Santa Catarina (26,8%).

Do número de pessoas ocupadas no RN (1,3 milhão), aquelas que trabalharam por conta própria no terceiro trimestre de 2023 foram 343 mil (25,5%), enquanto os empregados foram 944 mil (70,1%). Na comparação com o trimestre anterior, verifica-se um incremento de cerca de 15 mil pessoas ocupadas entre os empregados do setor privado. Se comparado com o mesmo trimestre do ano anterior, houve uma diminuição de mil trabalhadores no setor. Incremento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.