Pular para o conteúdo principal

PREFEITO ÁLVARO DIAS REÚNE GABINETE DE CRISE PARA AVALIAR AÇÕES DE APOIO AOS EFEITOS DA CHUVA

Foto Joana Lima 

Em decorrência da chuva atípica em Natal e na Região Metropolitana desde a noite da última segunda-feira (27), o prefeito Álvaro Dias realizou uma reunião na tarde desta quarta-feira (29) com o gabinete de crise do Município, para avaliar os danos provocados pelas chuvas e adotar providências para recuperar as áreas atingidas e oferecer também ajuda humanitária.

Com chuvas acima de 300 milímetros nas quatro regiões da capital e região metropolitana, o volume foi considerado excessivo em curto espaço de tempo, o que resultou no transbordamento de onze lagoas de captação que, no momento, já foram solucionadas devido à estiagem da chuva. O gabinete de crise estima que pelo menos 1.800 pessoas foram atingidas, e que até o momento mais de 50 pessoas estão desabrigadas. 

Nesta terça-feira (28), o chefe do executivo se reuniu com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em Brasília a fim de solicitar recursos para aplicar na recuperação dos estragos da infraestrutura urbana, bem como para as famílias que perderam os seus pertences. “A Prefeitura de Natal está tomando todas as providências até o momento. Conseguimos o apoio do Governo Federal que vai nos enviar o recurso para que possamos enfrentar essa tragédia sem precedentes na nossa cidade. O Decreto de Emergência que assinamos ontem e foi publicado no DOM, vai facilitar e captar os recursos para utilizar em benefício da população de Natal, e dar assistência às pessoas que estão necessitando de apoio e amparo. Vamos agir para solucionar essa problemática ocasionada pela chuva atípica e espero que a situação volte logo à normalidade”, explicou.

Segundo a diretora de Defesa Civil, Fernanda Jucá, as principais áreas danificadas estão relacionadas ao transbordamento de lagoas. “Temos equipes atuando nas quatro zonas da cidade e as demandas chegam através do Ciosp e dos órgãos municipais. A Prefeitura de Natal, através do Gabinete de Crise, está atuando rigorosamente em defesa da população de Natal”, afirmou.

A Prefeitura de Natal decretou por 90 dias situação de emergência. A medida foi publicada em edição extra nesta terça-feira (28) do Diário  Oficial do Município. No texto, a Prefeitura considera o transbordamento de lagoas de captação, imóveis alagados com perdas de móveis pelos moradores, crateras abertas pela cidade, pequenos deslizamentos em encostas, quedas de árvores e casas em situações de risco de desabamento. Em virtude das chuvas, a Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), reforçou o trabalho de monitoramento das regiões de risco de desabamento com o objetivo de prevenir desastres e proteger a população que mora no entorno dessas áreas.

Participaram da reunião representantes das secretarias municipais de Infraestrutura  (Seinfra), Defesa Social e Segurança Pública (Semdes), Mobilidade Urbana (STTU), Trabalho e Assistência Social (Semtas), Governo (SMG), Comunicação Social (Secom), Defesa Civil Municipal e Guarda Municipal.

Dados

Desde a última segunda-feira (27), a Prefeitura de Natal através do seu gabinete de crise, recebeu em média cerca de 50 chamados que foram atendidos pelo Ciosp. Ao todo, onze lagoas de captação transbordaram; dessas onze lagoas estima-se que 1.800 pessoas foram afetadas e 7.200 foram desalojadas. Aproximadamente 50 pessoas desabrigadas, na Escola Estadual Dom Avelino Dantas, localizada ao lado da lagoa do Santarém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

USUÁRIOS ESTÃO SENDO BANIDOS DO WHATSAPP: SAIBA O QUE ESTÁ ACONTECENDO

Usuários do WhatsApp têm relatado banimentos repentinos e sem justificativa clara nas últimas semanas. Os relatos se espalharam pelas redes sociais e apontam que o aplicativo está desativando contas automaticamente, sob a alegação de “violação dos termos de uso”, mas sem indicar qual regra teria sido descumprida. A notícia é do Metrópoles. O problema afeta tanto contas pessoais quanto comerciais, prejudicando especialmente pequenos empreendedores, autônomos e criadores de conteúdo que utilizam a plataforma como canal principal de comunicação com seus públicos. Banimentos ocorrem mesmo sem uso irregular Muitos dos relatos negam o uso de práticas consideradas irregulares, como envio de spam, mensagens em massa ou o uso de aplicativos não autorizados. Essas são, em geral, as principais causas de punições dentro do WhatsApp. “Minha conta foi banida por 4 dias sem resposta, apesar de vários pedidos de suporte e acompanhamentos por e-mail e Twitter”, relatou um usuário na rede X (antigo Twit...

UNIVERSIDADES SEM EMENDAS

Foto/STF O ministro Flávio Dino, do STF, determinou, ontem, a imediata suspensão de emendas parlamentares para universidades estaduais e suas respectivas fundações de apoio em oito estados. A liminar do ministro vale para as instituições do Acre, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe.   A decisão foi tomada após os estados não enviarem ao Supremo manifestação sobre a determinação de Dino para que sejam criadas normas e orientações sobre a aplicação e prestação de contas referentes às emendas que são destinadas às instituições. A exigência consta em uma decisão assinada no dia 12 de janeiro deste ano.