Pular para o conteúdo principal

NÃO É POSSÍVEL DIZER QUANDO BRASILEIROS DEIXARÃO GAZA, DIZ MINISTRO MAURO VIEIRA

 


O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse nesta 6ª feira (10) que não é possível dizer quando os brasileiros que estão na Faixa de Gaza serão liberados para o Egito e trazidos de volta ao Brasil. Segundo ele, os cidadãos estão em lista para deixar a região desde 4ª feira (8) e tiveram a saída garantida pelo governo de Israel, mas que a fronteira está fechada.

“A situação em Gaza não me permite dizer se será hoje, ou amanhã, ou quando, é uma região conflagrada e não inúmeras as questões que dificultam a abertura”, disse.

Vieira afirmou que tem negociado com o chanceler de Israel, Eli Cohen, a liberação dos brasileiros. Apesar das promessas, os brasileiros não passaram pela fronteira.

“O ministro das relações exteriores de Israel na ultima 6ª feira [3.nov], por telefone, me garantiu que os brasileiros estariam na lista de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza, da 4ª feira última, o que não se confirmou. Estavam na lista, mas não se confirmou a saída porque não houve durante 3 dias seguidos abertura para a saída de indivíduos de diversas nacionalidades”, afirmou.

Depois disso, segundo Vieira, a expectativa era de que os brasileiros atravessassem na manhã desta 6ª feira (10.nov), mas que também não se confirmou.

“Ontem ele [chanceler de Israel] me informou que estavam autorizados e que os nomes estavam em poder das autoridades na fronteira, e que sairiam hoje de manhã, mas que novamente não saíram. Apesar de terem sido mobilizados até a região do posto de controle não puderam passar porque o posto de controle não foi aberto”, disse.

Ao todo, 588 pessoas estão autorizadas a deixar a Faixa de Gaza pela nova lista. Além dos 34 que integram o grupo brasileiro, a relação contempla cidadãos de Estados Unidos (14), Canadá (265), Romênia (101), Indonésia (6), Polônia (26), Rússia (82), Índia (7), Albânia (14), China (10), Dinamarca (5), Alemanha (8), Holanda (2), Nova Zelândia (12) e Malásia (2).

Não há informação de quando o grupo cruzará a fronteira. Segundo Vieira, por ser uma região em conflito, não é possível precisar quando os brasileiros serão liberados. Um avião do governo brasileiro está em Cairo, capital do Egito, esperando para trazer o grupo ao Brasil.

Palestino naturalizado brasileiro, Hasan Rabee publicou, às 2h52 de Brasília, uma foto em seu perfil no Instagram. Ele está na passagem entre Rafah (Gaza) e Egito e escreveu: “Na fronteira esperando a abertura”.

Poder 360

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.