Pular para o conteúdo principal

INDICAÇÃO PARA CONSELHEIRO DO TCE MOVIMENTA BASTIDORES DA ALRN

 


Da Coluna de César Santos- defato.com

Está fazendo uma década da última mudança no quadro de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN). Foi registrada em 2013, com aposentadoria de Alcimar Torquato. Assumiu a vaga Antônio Gilberto de Oliveira Jales, atual presidente da Corte, indicado pela então governadora Rosalba Ciarlini.

O longo tempo de mudança será interrompido em 2024, quando duas vagas serão abertas em razão das aposentadorias compulsórias. A conselheira Adélia Sales conclui a sua missão na Corte de Contas em março, enquanto o conselheiro Tarcísio Costa sairá em maio.

Das sete vagas no TCE-RN, quatro são reservadas ao próprio Tribunal, enquanto as outras três são de indicação do Poder Executivo. A cadeira ocupada por Adélia Sales é reservada aos conselheiros substitutos, com concorrência entre os membros de carreira. Nesse caso, uma lista tríplice é organizada pelo próprio TCE-RN e encaminhada ao Executivo estadual. A escolha final é da governadora Fátima Bezerra (PT), após os indicados passarem por sabatina na Assembleia Legislativa.

Já a vaga a ser aberta por Tarcísio Costa terá escolha sob o viés político, uma vez que pertence à cota de indicação do Legislativo. Ou seja, caberá à Assembleia Legislativa fazer a indicação. Daí, está em curso uma disputa nos bastidores da política potiguar pela ocupação da cadeira de Tarcísio Costa.

Um grupo de parlamentares quer indicar o deputado estadual tucano Gustavo Carvalho, que cumpre o quinto mandato no Palácio José Augusto. Já conta com nove votos favoráveis e mais três encaminhados.

Se Gustavo Carvalho conquistar a maioria e ele emplacar o cargo vitalício de conselheiro do TCE-RN, abre caminho para o retorno à Assembleia Legislativa do ex-deputado Getúlio Rêgo, que é o primeiro suplente do PSDB.

Getúlio cumpriu 10 mandatos na ALRN. Em 2022, tentou o 11º mandato, mas acabou na segunda suplência do seu partido. Em março deste ano, subiu para a primeira suplência com a morte do ex-deputado Raimundo Fernandes. Portanto, está apto a retorno à Assembleia, caso Gustavo Carvalho se transfira para o TCE-RN.

Só que há outros interesses dentro da Casa Legislativa. O presidente Ezequiel Ferreira de Souza deseja emplacar a sua irmã Milena Galvão na vaga do conselheiro Tarcísio Costa. No entanto, há resistência ao desejo de Ezequiel. Os deputados entendem que já deram várias vitórias a Ezequiel, inclusive, cinco mandatos seguidos de presidente da Assembleia, e que agora chegou a vez de Ezequiel retribuir apoiando Gustavo Carvalho para o Tribunal de Contas.

A governadora Fátima Bezerra (PT) também trabalha nos bastidores para emplacar um nome de sua preferência. Ela abriu diálogo para a Assembleia Legislativa indicar Raimundo Alves, seu chefe de Gabinete e articulador político e, na próxima vaga de indicação do Executivo, o governo indicaria um nome da Assembleia. Essa possibilidade, porém, é praticamente nula.

A vaga de conselheiro do TCE-RN é bastante cobiçada. Trata-se de um cargo vitalício, cujo vencimento atual é de R$ 35.462,22.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.