Pular para o conteúdo principal

ENEM 2023: PF INVESTIGA SUPOSTO VAZAMENTO DE PROVA QUE CIRCULA NAS REDES SOCIAIS

 


O Inep acionou a Polícia Federal para investigar a imagem de uma prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 que circula nas redes sociais. A imagem mostra a página do tema da redação, com os respectivos textos motivacionais. Cerca de 3,9 milhões de estudantes se inscreveram no exame deste ano, que acontece em dois dias: hoje e em 12 de novembro.

De acordo com o Inep, a informação inicial é de que as imagens passaram a circular depois do início da aplicação.

A redação do Enem 2023 é sobre “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. O tema escolhido vem sendo elogiado por internautas e professores.

Na página que vazou, é possível ler os quatro textos motivacionais usados como base para a dissertação dos candidatos. Por meio da assessoria de imprensa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que, ao identificar qualquer tipo de irregularidade como parece ter acontecido, é procedimento padrão avisar a Polícia Federal para a apuração dos fatos.

Professores ouvidos pelo GLOBO confirmam que a imagem é compatível com a prova. Os portões do Enem fecharam às 13h e, às 13h30, começou a prova. Os alunos podem começaram a sair às 15h30, mas sem o conteúdo do exame. Isso só é possível para os que deixam os locais de prova a partir das 18h30.

 A foto que mostra a página do Enem 2023 com o tema e as instruções para a realização da redação deste ano começou a ser compartilhada nas redes sociais por volta de, pelo menos, 14h30, horário em que os alunos ainda estavam impedidos de deixar a sala com a prova — isso só é permitido às 18h30. “Me pergunto como a pessoa tirou a foto se não dá para tirar na sala e agora não dá para levar o caderno de respostas”, questionou uma internauta numa página que publicou a imagem. “Tomara que pelo código que está no caderno dê para identificar a pessoa. Merece processo”, comentou outro seguidor.

Antes do fim da aplicação do Enem 2023, também circulava em grupos de WhatsApp fotos do que seria a prova completa. Dois professores que prestaram o Enem afirmaram à reportagem de O GLOBO que ela é verdadeira. O GLOBO enviou as imagens ao Inep. Os organizadores do exame informaram que toda irregularidade será analisada pela Polícia Federal.

A prova de redação do Enem exige dos candidatos a produção de um texto dissertativo-argumentativo. Os temas costumam abordar questões sociais, tecnológicas, culturais ou políticas.

De acordo com Marina Rocha, professora de Redação da Plataforma AZ, o tema é muito relevante, não apareceu nas listas de apostas, mas esteve presente ao longo do ano em diversas reportagens da imprens

— O candidato precisa, na redação, reconhecer essa tarefa e os argumentos que podem girar em torno da falta de apoio de políticas públicas para essas mulheres que realizam esses trabalhos sem auxílio. Também a questão cultural, porque as mulheres são vistas como aquelas que detêm a virtude do cuidado e do carinho — afirmou.

Em 2019, um aplicador de provas vazou a foto de uma página também da redação. Na época, segundo o então ministro, Abraham Weintraub, não houve dano nenhum por conta do vazamento.

— Ninguém foi lesado. Mas houve a tentativa de macular, colocar em xeque. Foi um péssimo profissional. Mexe coma vida de cinco milhões de famílias. A gente vai localizar — afirmou, à época.

Temas de redação do Enem nos anos anteriores

Confira os temas abordados nas redações do Enem nos últimos anos:

  • O indivíduo frente à ética nacional (2009)
  • O Trabalho na Construção da Dignidade Humana (2010)
  • Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado (2011)
  • O movimento migratório para o Brasil no século XXI (2012)
  • Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil (2013)
  • Publicidade infantil em questão no Brasil (2014)
  • A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira (2015)
  • Caminhos para combater o racismo no Brasil (2016)
  • Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil (2016)
  • Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil (2017)
  • Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet (2018)
  • Democratização do acesso ao cinema no Brasil (2019)
  • O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (2020)
  • O desafio de diminuir a desigualdade entre regiões no Brasil (2020 – Enem Digital)
  • Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil (2021)
  • Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil (2022)

O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.