Pular para o conteúdo principal

ÀS VÉSPERAS DA BLACK FRIDAY, PREÇOS DE PRODUTOS SOBEM: VEJA COMO FUGIR DOS FALSOS DESCONTOS


A Black Friday mobiliza o comércio, não só na última sexta-feira de novembro, mas durante todo o mês. Tradicionalmente, as varejistas fazem um esquenta para a data para atrair ainda mais consumidores. No entanto, um levantamento feito pela plataforma de comparação de preços Zoom/Buscapé identificou um aumento nos valores de algumas categorias nas últimas semanas.

É o caso dos celulares, que apresentaram uma variação de 3,65% na comparação entre o período de 5 a 11 de novembro com 29 de outubro a dia 4 deste mês. As geladeiras e os aparelhos de ar condicionado também apresentaram aumento neste período de 6,64% e 5,79%, respectivamente. Outros produtos como lavadora de roupas, TV, notebook e fogão também tiveram uma variação positiva nos preços.

De acordo com a advogada Carolina Visentini, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), não é raro que lojas aumentem o preço de produtos para depois aplicar um desconto durante a Black Friday. Visentini diz que de acordo com o artigo 67 do Código de Defesa do Consumidor a prática é um crime.

— Não é raro que estabelecimentos aproveitem o chamariz da liquidação para anunciar como promocionais itens com preços semelhantes aos verificados antes do período ou que tiveram seu preço elevado pouco tempo antes para simular um desconto maior — explica a advogada.

Maurício Cascão, CEO da Mosaico, dona do Zoom/Buscapé, atribui o aumento dos preços desses produtos a uma resposta do comércio ao aumento da demanda pelos produtos. Ele lembra que tradicionalmente outubro é um mês mais fraco de vendas e novembro um bom mês.

— A gente atribui o comportamento dos preços por um lado, que é a lei da oferta e da procura, como estamos em um período com mais buscas e demandas por esses produtos, observamos o varejo se adequando a isso.

COMO SE PROTEGER DA BLACK FRAUDE

De todo modo, caso o consumidor se depare com descontos “fake”, ele deve denunciar aos canais de defesa do consumidor como o Procon. Nas promoções on-line, pode fazer um print da tela para fazer um boletim de ocorrência. Em algumas localidades existem delegacias especialistas em crimes contra o consumidor.

Quando o assunto é se proteger da "Black Fraude", especialistas são unânimes: é preciso que o consumidor pesquise o preço com antecedência e compare preços em diferentes lojas e sites.

— Para identificar um falso desconto na Black Friday, é importante fazer uma pesquisa antecipada dos preços dos produtos que se está interessado, de preferência hoje. Quando da data da compra, verifique se o desconto oferecido é realmente significativo em relação ao preço praticado — comenta Mozar Carvalho, fundador da Carvalho de Machado Advocacia.

Head de Legal Operations da Mercado Legal, Michel Teixeira acrescenta que é preciso desconfiar, especialmente quando a compra é on-line.

— Sugerimos muito cuidado nas compras on-line. Não existe milagres. Se o desconto está fora do regular, redobre a atenção para verificar se não é um golpe, um site clonado ou algum outro tipo de artimanha para pegar consumidores desprevenidos — afirma.

 

Antes de comprar:

  1. Pesquise e compare preços antecipadamente, para ter uma noção do valor real dos produtos desejados;
  2. Faça uma lista do que realmente precisa comprar, evitando compras por impulso;
  3. Pesquise a reputação das lojas e sites onde pretende fazer suas compras;
  4. Leia as avaliações de outros consumidores sobre o produto e a loja;
  5. Fique atento aos seus direitos como consumidor, como a possibilidade de troca e garantia dos produtos adquiridos.

DESISTÊNCIA DA COMPRA

Caso a compra tenha sido feita fora do estabelecimento comercial físico, como pela internet ou por telefone, o consumidor tem o direito de desistir da compra, sem necessidade de justificativa por um período de sete dias. Caso a loja apresente qualquer resistência, o advogado especialista em direito do consumidor Daniel Blanck diz que o consumidor pode pedir indenização.

— Se houver resistência por parte da loja em reembolsar ou se o consumidor quiser buscar compensação por danos morais e danos materiais deverá procurar um advogado para o ajuizamento de ação indenizatória nos Juizados Especiais Cíveis — afirma.

O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...