Pular para o conteúdo principal

RELATÓRIO DA CPMI DO 8 DE JANEIRO VAI SER APRESENTADO NESTA TERÇA (17)

 


A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos de 8 de janeiro, deve apresentar nesta terça-feira (17) o parecer final sobre os trabalhos do colegiado. A sessão está marcada para 9h.

Em conversa com a imprensa na véspera da leitura do documento, Eliziane não antecipou as sugestões de indiciamento que fará, mas disse que o documento terá uma parte voltada para a atuação dos militares durante os ataques às sedes dos Três Poderes.

“Nós ouvimos vários militares, nós ouvimos sargentos, policiais, nós ouvimos coronéis, nós ouvimos generais. Nós ouvimos as mais diferentes patentes aqui nesta comissão. É natural que no nosso relatório nós também tenhamos indiciamentos”, disse.

“Mas o olhar voltado para os militares não há dúvida nenhuma que estará consignado nesse relatório”, acrescentou.

Nos bastidores, governistas dão como certo o indiciamento de militares, incluindo o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Quanto ao ex-presidente, amanhã [terça], a gente apresentará ao Brasil ou não o seu indiciamento”, afirmou. “Todos os indiciamentos que serão apresentados amanhã serão indiciamentos com sustentação muito forte e muito precisa.”

Força-tarefa para votar relatório nesta semana

O Palácio do Planalto determinou que as lideranças do governo no Congresso façam uma força-tarefa para ter o máximo da base aliada presente na leitura do relatório final da CPMI do 8 de janeiro.

Segundo parlamentares ouvidos pela CNN, o governo quer demonstrar apoio ao relatório da senadora Eliziane Gama e aprovar o texto com larga vantagem para abafar qualquer risco de derrota.

O Planalto tem maioria na comissão, mas está ciente das intenções da oposição de derrubar o texto e emplacar relatórios paralelos.

O presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (União-BA), definiu que a sessão desta terça-feira começará com a leitura do texto de Eliziane. A parlamentar terá tempo livre para ler todo o parecer, elaborado ao longo de quatro meses.

Depois, um membro da oposição terá uma hora para fazer a leitura de um voto em separado. Neste momento, deve ser apresentado um dos dois relatórios paralelos feitos por senadores e deputados que refutam que no dia 8 de janeiro houve uma tentativa de golpe de Estado.

Todos os parlamentares poderão se inscrever no início da sessão para debater os relatórios, com o tempo máximo de 10 minutos para membros e três minutos para não-membros.

Vale ressaltar que a oposição também pode pedir vista, ou seja, mais tempo para analisar os textos. Se isso ocorrer, a discussão e a votação do relatório final devem ficar para quarta-feira (18).

Fonte: CNN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentino e foi c