Aguardada, em especial, pela população da zona oeste da cidade, a obra do chamado “Pontilhão de Cidade Nova” foi iniciada pela Prefeitura de Natal nesta terça-feira (17). Com investimentos superando a faixa dos R$ 15 milhões e a expectativa para que, em 10 meses de trabalho, o equipamento já possa ser entregue à população, o projeto prevê a interligação a Avenida Solange Nunes com a Rua Engenheiro João Hélio, funcionando como uma espécie de viaduto sobre a linha férrea, interligando os bairro do Planalto e Cidade Nova, permitindo que o tráfego flua de forma segura sem a necessidade de interrupções na passagem de nível.
A intervenção vai beneficiar uma população superior a 70 mil pessoas, ampliando a segurança e eficiência do trânsito na região e solucionando definitivamente o ponto crítico no cruzamento da Rua Primeiro de Maio com a Rua Engenheiro João Hélio. O projeto executado não abrange apenas a construção do pontilhão, mas também melhorias adicionais, como drenagem, pavimentação, iluminação, paisagismo e sinalização. Essas melhorias tornarão a área mais agradável, segura e funcional para os moradores e motoristas.
“Estamos falando de uma das intervenções mais importantes realizadas pela nossa gestão, concretizando um sonho de mais de vinte anos da população local. Cerca de 17 mil veículos utilizam esse trecho diariamente e após a finalização da obra teremos mais agilidade, segurança e conforto para todos. A nossa gestão vai seguir trabalhando incessantemente para garantir mais desenvolvimento e melhorar a vida da população”, disse o prefeito de Natal, Álvaro Dias.
A secretária municipal de Mobilidade Urbana, Daliana Bandeira, ressaltou o aspecto da segurança viária que a obra vai promover na região, vez que envolve um cruzamento do fluxo ferroviário com o rodoviário e no local já aconteceram muitos acidentes devido à dificuldade de visibilidade para os motoristas que trafegam por lá: “Temos um ponto bastante movimentado e importante. Vamos entregar uma intervenção extremamente necessária. Investir em Mobilidade Urbana também é investir na proteção da vida da população e é isso que a gestão do prefeito Álvaro Dias tem feito”, complementou a titular da STTU.
Daliana informou também como se dará a dinâmica do tráfego no local, ressaltando que a intervenção conta com a aprovação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU): “A obra vai ser feita de modo que o tráfego de veículos passará por cima e a rede férrea por baixo do pontilhão. A CBTU já aprovou o projeto e apoia a necessidade da construção”, disse.
Obras de Mobilidade
A Prefeitura de Natal está executando uma série de intervenções em toda cidade com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana local, bem como trazer mais segurança para pedestres e motoristas. Um dos principais projetos é o da nova Avenida Felizardo Moura. Antecipando o cronograma anteriormente apresentado, a secretaria municipal de Mobiliade Urbana (STTU) liberou o trecho da Rua Dr. Mário Negócio que dá acesso à Felizardo Moura, na última segunda-feira (17).
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), os serviços de sinalização viária necessários para disciplinar o trânsito na região, durante os desvios, foram concluídos. É importante ressaltar que a via ainda está em obras. Dado o avanço das obras no entorno da Urbana, o viaduto terá as faixas do sentido zona norte interditadas, e o trânsito será desviado a partir do cruzamento da rua dos Pegas com Nevaldo Rocha, sendo os veículos que trafegam com destino à Zona Norte desviados obrigatoriamente pela rua dos Pegas, rua São Geraldo, rua Mário Negócio e Felizardo Moura.
O conjunto de ações da gestão municipal na área de mobilidade urbana ainda compreende os serviços de padronização e modernização das calçadas em todas as regiões da cidade, a implementação do binário das ruas São José e Jaguarari, a requalificação da Avenida 25 de dezembro, na praia do Meio, da rua João Pessoa, no Centro, e a continuidade das obras nas Avenida Praia de Ponta Negra, a construção da avenida Maruim, criando um novo acesso a orla da praia da Redinha, como também o programa Asfalto Novo, que está recuperando a malha asfáltica das principais vias e corredores de mobilidade de Natal.
“A nossa gestão pensa a mobilidade urbana de forma universal. A cidade de Natal nunca viu um volume de investimentos tão significativo como o que nós estamos realizando. Estamos promovendo uma verdadeira revolução no setor de mobilidade, acabando com históricos gargalos em nosso trânsito, gerando mais segurança e qualidade de vida para o cidadão natalense”, asseverou o prefeito de Natal, Álvaro Dias.
Comentários
Postar um comentário