Pular para o conteúdo principal

NÚMERO DE CASOS DA "DOENÇA DO GATO" AUMENTA NO RN

 


O Rio Grande do Norte vive um aumento de registros de esporotricose humana, uma doença infecciosa causada pelo fungo Sporothrix spp. Essa micose pode afetar tanto seres humanos quanto animais, comuns em regiões tropicais e subtropicais. Só neste ano, foram confirmados no estado 190 casos, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN).

O fungo causador da esporotricose geralmente habita o solo, palhas, vegetais e também madeiras, podendo ser transmitido por meio de materiais contaminados, como farpas ou espinhos. Animais contaminados, em especial gatos, também transmitem a doença, por meio de arranhões, mordidas e contato direto da pele lesionada.

De acordo com os dados da Sesap, ano passado foram contabilizados 87 casos suspeitos, já neste ano, foram 115 – um aumento de 27%. De 2016 até 2023 foram totalizados 426 casos suspeitos de esporotricose em 19 municípios do Rio Grande do Norte. Em animais, este ano foram 203 animais contaminados; e de 2016 até o presente momento são 1.337 animais infectados.

Para saber se foi contaminado com a doença, o infectologista André Prudente explica que o diagnóstico precisa ser realizado por um médico que conheça e tenha noção da micose. “O ponto chave é o contato com o gato, arranhadura, lambedura ou mesmo a mordedura do animal, que é a principal causa de transmissão da esporotricose para o ser humano”.

Sintomas:

Lesões na pele: A forma cutânea da esporotricose geralmente começa com a presença de uma ou mais lesões na pele. Essas lesões podem aparecer como pápulas, nódulos ou pequenas feridas.

Úlceras: Com o tempo, as lesões podem evoluir para úlceras ou feridas abertas que geralmente têm um centro ulcerado e margens elevadas.

Dor ou coceira: As lesões cutâneas da esporotricose podem ser dolorosas ou causar coceira.

Aparência das lesões: As lesões cutâneas podem variar em tamanho, cor e localização no corpo, frequentemente aparecendo nas extremidades (mãos, braços, pernas). Elas podem ser vermelhas, violáceas ou até mesmo parecerem feridas inflamadas.

Os sintomas da esporotricose podem variar, dependendo da forma da doença. A forma cutânea, que é a mais comum, apresenta lesões na pele, que podem evoluir para úlceras e feridas. A forma pulmonar é menos comum e pode causar sintomas respiratórios. Em casos mais graves, a esporotricose pode se espalhar para outros órgãos.

Ponta Negra News

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...