Pular para o conteúdo principal

JISTIÇA DÁ PRAZO DE 6 MESES PARA GOVERNO DO RN PROMOVER REFORMAS DE ACESSIBILIDADE EM ESCOLA ESTADUAL

A Justiça determina que o Governo do Estado do Rio Grande do Norte tem um prazo de seis meses para realizar reformas de acessibilidade na Escola Estadual Dr. Manoel Dantas, localizada no bairro do Tirol, em Natal, de acordo com as normas técnicas em vigor. A decisão unânime foi emitida pela 1ª Câmara Cível, negando o recurso apresentado pelo Estado contra uma sentença da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal.

A sentença original, originada a partir de uma Ação Civil Pública da 42ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal, já havia concedido uma liminar que exigia que o Estado incluísse verbas no orçamento para as reformas necessárias.

No recurso, o Estado argumentou que a legalidade orçamentária exige que despesas públicas sejam respaldadas por dotação orçamentária e considerou inconstitucional a interferência do Poder Judiciário na inclusão de verbas específicas no orçamento. Além disso, argumentou que, devido às restrições econômicas decorrentes da pandemia de Covid-19, a obrigação de realizar a reforma de imediato seria imprudente. O Estado solicitou a improcedência da ação ou, em último caso, um prazo de dois anos para realizar as reformas.

Entretanto, o relator do recurso, desembargador Cornélio Alves, afirmou que a negligência do Estado em realizar as reformas viola direitos fundamentais, como o direito à educação, igualdade, acesso a prédios públicos e dignidade da pessoa humana. Ele ressaltou que, no caso em questão, a discricionariedade administrativa está limitada, e, portanto, o Poder Judiciário tem o dever de assegurar a conformidade das ações do Estado com a Constituição Federal.

Além disso, o desembargador salientou que a falta de previsão orçamentária não é motivo suficiente para negar a proteção dos direitos fundamentais, uma vez que a sentença original concedeu um prazo razoável de até seis meses para que o Estado inclua as verbas necessárias em suas propostas de leis orçamentárias, considerando que o processo foi iniciado em 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.