Pular para o conteúdo principal

ESPIONAGEM NO GOVERNO BOLSONARO: ABIN ENVIA LISTA DE NÚMEROS MONITORADOS AO STF E PF

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) entregou uma planilha ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Polícia Federal em 11 de abril, revelando uma lista de números de telefones que foram alvo de monitoramento durante o governo de Jair Bolsonaro, então no Partido Liberal (PL), por meio de um software de espionagem de origem israelense adquirido em 2018.

Os documentos, obtidos pela Folha de S.Paulo, detalham que a lista, transferida por meio de um pendrive, continha não apenas os números de telefone, mas também informações sobre o contexto em que cada número estava relacionado. Em algumas situações, o nome da pessoa que utilizava o aparelho também estava incluído na lista.

Agentes da Abin têm manifestado nos bastidores sua discordância em relação à busca e apreensão solicitada pela Polícia Federal e autorizada por Alexandre de Moraes, ministro do STF. Eles alegam que a agência nunca se recusou a atender aos pedidos da corporação ou a ordens do Judiciário. Documentos trocados desde março revelam que a Abin tem fornecido informações com frequência para a Polícia Federal e o STF desde março, quando surgiu a notícia, inicialmente divulgada pelo jornal O Globo, de que a agência havia utilizado o software FirstMile para rastrear a localização de indivíduos.

Sobre a operação

Na última sexta-feira (20), a Polícia Federal conduziu uma operação como parte de uma investigação que busca esclarecer as suspeitas de que a Abin teria empregado o programa de espionagem, durante a administração Bolsonaro, para monitorar ilegalmente celulares de jornalistas, políticos e opositores do ex-presidente.

A operação incluiu o cumprimento de 25 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva. Alexandre de Moraes determinou o afastamento de Paulo Maurício Fortunato Pinto, o terceiro na hierarquia da Abin, juntamente com outros quatro servidores.

Esses acontecimentos recentes lançam luz sobre a alegação de possível utilização indevida da agência de inteligência para fins de espionagem e monitoramento, levantando preocupações sobre a privacidade e a legalidade das operações realizadas durante o governo de Jair Bolsonaro. A situação continua a se desenvolver à medida que a investigação avança.

Com informações de Estadão, O Globo e Folha de SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.