Pular para o conteúdo principal

ARTIGO: UM NOVO MODELO DE DEBATE POLÍTICO

 alvaro dias debate


Por Alex Viana

Em tempos de polarização exacerbada e de debates políticos marcados mais por ofensas e radicalismos do que por discussões construtivas, Natal e o Rio Grande do Norte enfrentam o desafio de superar um modelo de debate político desgastante e pouco produtivo. 

O episódio recente envolvendo o prefeito Álvaro Dias, que, após apoiar Jair Bolsonaro na política nacional, elogiou políticas públicas do governo Lula, exemplifica o quanto o debate político pode se tornar superficial e desviado de seu propósito principal: o desenvolvimento do Estado.

“É imprescindível que o foco do debate político seja redirecionado para questões críticas, e não para discussões efêmeras”

Este incidente revela uma preocupante tendência na política local e nacional: a de focar em discussões efêmeras e conflitos ideológicos, em vez de abordar problemas reais e encontrar soluções viáveis. 

O Rio Grande do Norte, como qualquer outro estado brasileiro, enfrenta uma série de desafios e carências, que vão desde questões socioeconômicas, como a pobreza e desemprego, a desafios na educação, saúde e infraestrutura. Com uma taxa de desemprego que reflete as dificuldades econômicas e com indicadores sociais clamando por atenção, é imprescindível que o foco do debate político seja redirecionado para essas questões críticas.

O que se viu, contudo, foi um embate político reduzido a picuinhas, com reações exa cerbadas de partidários contra gestos políticos que, em um cenário ideal, seriam vistos como parte de um diálogo democrático saudável. Essas disputas ideológicas e pessoais desviam a atenção de temas mais relevantes e urgentes para o desenvolvimento do estado.

“Passadas as eleições, espera-se que a classe política potiguar una-se em torno de objetivos comuns para o bem-estar e progresso do povo”

Passadas as eleições, espera-se que a classe política potiguar, independentemente de inclinações partidárias, una-se em torno de objetivos comuns para o bem-estar e progresso da população. Essa é uma questão não apenas de vontade política, mas de espírito público, responsabilidade e amor à cidadania. Estamos vivenciando tempos estranhos, onde o egoísmo, o orgulho e a vaidade parecem sobrepujar a disposição para o trabalho conjunto e altruísta.

Os problemas do Rio Grande do Norte não são menores ou menos importantes que as discussões políticas nacionais. Pelo contrário, são imediatos e demandam uma atenção especial. Porém, isso requer um novo modelo de debate político, mais maduro, responsável e focado em soluções. 

Onde estão os líderes que priorizam o bem comum, a integração de esforços e a visão de longo prazo? É preciso despertar desse sono anestesiante da politização sem propósito e trabalhar, efetivamente, pelos interesses da população. Só assim, Natal e o Rio Grande do Norte poderão superar seus desafios e trilhar um caminho de prosperidade e justiça social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.