Pular para o conteúdo principal

ARTIGO: UM NOVO MODELO DE DEBATE POLÍTICO

 alvaro dias debate


Por Alex Viana

Em tempos de polarização exacerbada e de debates políticos marcados mais por ofensas e radicalismos do que por discussões construtivas, Natal e o Rio Grande do Norte enfrentam o desafio de superar um modelo de debate político desgastante e pouco produtivo. 

O episódio recente envolvendo o prefeito Álvaro Dias, que, após apoiar Jair Bolsonaro na política nacional, elogiou políticas públicas do governo Lula, exemplifica o quanto o debate político pode se tornar superficial e desviado de seu propósito principal: o desenvolvimento do Estado.

“É imprescindível que o foco do debate político seja redirecionado para questões críticas, e não para discussões efêmeras”

Este incidente revela uma preocupante tendência na política local e nacional: a de focar em discussões efêmeras e conflitos ideológicos, em vez de abordar problemas reais e encontrar soluções viáveis. 

O Rio Grande do Norte, como qualquer outro estado brasileiro, enfrenta uma série de desafios e carências, que vão desde questões socioeconômicas, como a pobreza e desemprego, a desafios na educação, saúde e infraestrutura. Com uma taxa de desemprego que reflete as dificuldades econômicas e com indicadores sociais clamando por atenção, é imprescindível que o foco do debate político seja redirecionado para essas questões críticas.

O que se viu, contudo, foi um embate político reduzido a picuinhas, com reações exa cerbadas de partidários contra gestos políticos que, em um cenário ideal, seriam vistos como parte de um diálogo democrático saudável. Essas disputas ideológicas e pessoais desviam a atenção de temas mais relevantes e urgentes para o desenvolvimento do estado.

“Passadas as eleições, espera-se que a classe política potiguar una-se em torno de objetivos comuns para o bem-estar e progresso do povo”

Passadas as eleições, espera-se que a classe política potiguar, independentemente de inclinações partidárias, una-se em torno de objetivos comuns para o bem-estar e progresso da população. Essa é uma questão não apenas de vontade política, mas de espírito público, responsabilidade e amor à cidadania. Estamos vivenciando tempos estranhos, onde o egoísmo, o orgulho e a vaidade parecem sobrepujar a disposição para o trabalho conjunto e altruísta.

Os problemas do Rio Grande do Norte não são menores ou menos importantes que as discussões políticas nacionais. Pelo contrário, são imediatos e demandam uma atenção especial. Porém, isso requer um novo modelo de debate político, mais maduro, responsável e focado em soluções. 

Onde estão os líderes que priorizam o bem comum, a integração de esforços e a visão de longo prazo? É preciso despertar desse sono anestesiante da politização sem propósito e trabalhar, efetivamente, pelos interesses da população. Só assim, Natal e o Rio Grande do Norte poderão superar seus desafios e trilhar um caminho de prosperidade e justiça social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.