Pular para o conteúdo principal

TURISMO DE AVENTURA GANHA DESTAQUE NAS SERRAS POTIGUARES

 


O estado conhecido mundialmente pelas belas praias, dunas e gastronomia é também o Rio Grande do Norte das serras, baixas temperaturas e turismo de aventura. Concentrados na região Agreste Potiguar, os municípios de Serra de São Bento, Passa e Fica, Monte das Gameleiras e São José de Campestre têm ganhado mais espaço entre potiguares e turistas de vários estados brasileiros que procuram destinos voltados para a natureza e práticas esportivas.

Roteiros turísticos voltados à aventura, fé e cultura são algumas das opções para quem quer conhecer a região serrana potiguar. Nos meses mais frios do inverno, os municípios de Serra de São Bento e Monte das Gameleiras se destacam pelo clima ameno e festivais gastronômicos. Mas quem também está ganhando destaque é a possibilidade de se aventurar através de trilhas “trekking”, onde as belezas exuberantes são um espetáculo à parte.

Atividades como rapel, escalada, passeio a cavalo e em quadriciclo, reforçam o turismo local que serve como fonte de renda importante para quem vive nessas cidades, como a guia Mara Marques, que já atua realizando passeios pelo Agreste potiguar há sete anos. Formada em turismo, ela saiu de Natal e viu nas serras potiguares a possibilidade de recomeçar e crescer profissionalmente. “Cheguei aqui como forasteira, mas hoje eu trabalho com a minha marca, realizando passeios, conhecendo pessoas do país inteiro, contando a história sobre a região e me aventurando também. Consegui unir o meu conhecimento e abri minha empresa. Os meus filhos trabalham comigo, cada um responsável em uma área específica, e assim a gente vai caminhando”, afirmou Mara.

As Serras do Agreste potiguar ficam localizadas a duas horas de Natal. Os locais se tornaram rotas conhecidas nacionalmente. Por mês, milhares de pessoas passam pela região, seja para aproveitar a calmaria do local, ou para enfrentar os desafios proporcionados pelas trilhas.

“Eu sempre tive receio de fazer passeios de aventura, porém, via as outras pessoas fazendo e achava o máximo. Esse ano, consegui organizar junto com meu esposo e viemos para Monte das Gameleiras. Além de toda a estrutura da hospedagem, os encantos locais, nós nos surpreendemos com o destino. É realmente um local que todo mundo precisa conhecer e se aventurar”, declarou a pedagoga Kethlyn Alves.

A região é também o destino escolhido por muitos casais que querem comemorar datas especiais. Para celebrar os dez anos de união matrimonial, o gerente bancário Whanderson Matheus escolheu a região das serras para aproveitar com a esposa, Karoline Reinaldo, gerente de Recursos Humanos.

De acordo com o Whanderson e Karoline, eles queriam sair dos destinos tradicionais ligados ao litoral, por isso, optaram pelo Agreste. “A gente sempre faz esse tipo de turismo de aventura, porém, no litoral. Desta vez, escolhemos Serra de São Bento por ser perto de Natal, e também, por nos possibilitar conhecer outras cidades da região. Pesquisamos um pouco e vimos que era ideal para o que procuravámos, tanto no quesito aventura, como também, em tranquilidade”, afirmou Karoline.

A gerente de RH ressaltou que a localidade precisa ser mais conhecida tanto pelos potiguares, como também, por outras pessoas.

“Acho que é uma região ainda pouco explorada turisticamente falando, mas que percebemos um investimento tanto do governo, como da população, para fazer com que a localidade fique ainda mais conhecida”, encerrou Karoline Reinaldo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentino e foi c