Existe um melhor horário para perder peso quando se vai à academia? Um novo estudo publicado na revista Obesity mostrou que sim. Segundo pesquisadores americanos, pessoas que seguem uma rotina de exercícios físicos entre as 7h e 9h da manhã conseguem emagrecer mais.
A pesquisa, realizada com mais de 5 mil adultos na faixa entre os 40 e 50 anos, descobriu que quem fazia atividades nesta faixa de horário tinha um índice de massa corporal (IMC) mais baixo e uma circunferência da cintura menor. Eles foram comparados com participantes que preferiam se exercitar durante a tarde ou à noite.
Para analisar os os participantes, eles foram separados em três grupos, pessoas que realizavam exercícios durante a manhã, das 7h às 9h, ao meio-dia, entre 11h e 13h, ou à noite, das 17h às 20h. A partir disso, os pesquisadores analisaram dados sobre o IMC e a circunferência da cintura em cada grupo para descobrir qual grupo tinha menos probabilidade de ser obeso.
No total 642 estavam no grupo da manhã, enquanto 2.400 exercitavam-se ao meio-dia e 2.187 à noite. O estudo descobriu que o IMC foi mais baixo no grupo da manhã, 25,9 kg/m2, acima da faixa considerada saudável, entre 18,5 e 24,9 kg/m2.
No entanto, os grupos do meio-dia e da noite obtiveram resultados semelhantes, com IMC de 27,6 e 27,2 kg/m2, respectivamente, o que os coloca na faixa de sobrepeso. A circunferência da cintura também foi mais baixa no grupo matinal, com 91,5 centímetros em média. Já o grupo da noite apresentou 95 cm em média e o grupo do meio-dia 95,8 cm.
Os cientistas explicam que os exercícios matinais podem ser mais eficazes porque eles são mais fáceis de serem cumpridos, e as pessoas têm menos probabilidade de se distrair, o que pode contribuir para um aumento na intensidade.
Os participantes madrugadores do estudo eram, em média, de 10 a 13 anos mais velhas do que as dos outros dois grupos. Outro dado apresentado sobre eles é a presença de uma dieta saudável em sua rotina. Além disso, apresentam perfis sociais específicos, como ensino superior completo e nunca ter fumado ou consumido bebidas alcoólicas.
Outros fatores podem estar relacionados com a descoberta, como o fato de que outros estudos que mostram como pessoas que acordam mais cedo, e tem como consequência ritmos circadianos, ou “relógios biológicos” matinais, podem ter um sono de melhor qualidade e conseguem seguir um horário consistentemente, levando à perda de peso contínua.
Agência O Globo
Comentários
Postar um comentário