Pular para o conteúdo principal

IFRN CONQUISTA MEDALHA NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

 


O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) conquistou a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2023. A disputa, realizada conjuntamente com a 42ª edição da Jornada de Foguetes, aconteceu de 28 a 31 de agosto, na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

A equipe, formada por estudantes do Campus Lajes, é composta por Geovanna Gabrielle de Abreu Silva, Karolayne Fernandes de Souza e Katyane Fernandes de Souza, discentes do Curso Técnico Subsequente em Informática. O professor Robercy Alves foi responsável por acompanhar os estudantes e orientá-los na competição.

A parceria entre os estudantes e o professor, entretanto, não foi firmada apenas para a disputa. Os docentes e os alunos integraram um projeto de pesquisa relacionado ao desenvolvimento de foguetes a partir da utilização de garrafas PET. Além disso, também há envolvimento no Meninas no Espaço, projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) voltado à integração de meninas e mulheres na astronáutica e na astrofísica.

Katyane conta que participou da OBA foi uma experiência “incrível”. “Ter a oportunidade de construir e lançar foguetes de outros níveis foi de extrema importância para conhecer um pouco mais desta competição. Ver novos conteúdos sobre astronomia, conhecer novas pessoas e descobrir como participar de outras olimpíadas ajudou a querer participar nos próximos anos de níveis mais avançados e com objetivos diferentes”, revelou.

Envolvimento acadêmico

“A motivação maior foi delas”, afirma Robercy, reforçando o interesse e o envolvimento dos estudantes. “[A ideia] surgiu delas. Elas nos procuraram e a gente foi estabelecendo metas, estabelecendo objetivos, estabelecendo desafios; e fomos construindo essa caminhada até a Olimpíada”, contorno.

Além de esperar que a conquista traga mais recursos e oportunidades para que outros estudantes participem de disputas como a OBA, Katyane espera que o próprio IFRN possa criar suas próprias olimpíadas. O estudante estimula, ainda, a participação de alunas e alunos em competições: “é algo que irá mudar suas vidas. Você é o seu único limite”.

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A OBA é um evento nacional, realizado nas escolas brasileiras desde 1998, e conta com a participação de instituições públicas e privadas, de ensino fundamental e médio. A atividade tem o objetivo de considerar o envolvimento de estudantes brasileiros nas áreas de Astronomia e Astronáutica, concedendo prêmios aos melhores resultados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

A MULHER QUE ENGRAVIDOU DE UM SABONETE EM MOSSORÓ(RN)...

Foto:Reprodução/Internet  Nos grupos de WhatsApp de Mossoró não se falam outra coisa, a não ser na mulher que engravidou ao usar um sabonete.  Uma funcionária teria relatado a esposa de seu patrão, que ficou grávida ao usar o sabonete do marido dela, ao ir a sua residência.  O assunto viralizou nas redes sociais.