Pular para o conteúdo principal

ESTUDO APONTA AS IDADES EM QUE NOS SENTIMOS MAIS FELIZES

 

Existe algum segredo para ser feliz?

A idade teria alguma relação com isso? Talvez. Uma revisão de estudos publicada no último dia 7 de setembro na revista Psychological Bulletin sugere que há realmente faixas etárias em que as pessoas costumam ser mais felizes.

A pesquisa examinou tendências no bem-estar ao longo da vida com base em 443 estudos longitudinais aplicados em mais de 460 mil participantes.

"Nós nos concentramos nas mudanças em três componentes centrais do bem-estar subjetivo: satisfação com a vida, estados emocionais positivos e estados emocionais negativos”, explica Susanne Bücker, professora de psicologia da Escola Superior de Esportes da Alemanha, que lidera a pesquisa, em comunicado.

A pesquisa apontou que a satisfação com a vida tende a diminuir entre as idades de 9 a 16 anos – o que pode estar associado às mudanças no corpo e na vida social que ocorrem durante a puberdade.

Então, da fase jovem adulta em diante, esse sentimento aumenta ligeiramente; até que, aos 70 anos, começa a diminuir novamente. Essa queda se mantém até os 96 anos.

Os autores identificaram maiores alterações medianas nos estados emocionais positivos e negativos do que na satisfação com a vida.

Apesar da satisfação da vida aumentar dos 16 aos 70 anos, os estados positivos diminuíam dos 9 aos 94 anos. Por outro lado, os negativos flutuaram ligeiramente entre os 9 e 22 anos, diminuindo até os 60 anos e, depois, aumentando novamente.

“No geral, o estudo indicou uma tendência positiva ao longo de um amplo período de vida, se olharmos para a satisfação com a vida e os estados emocionais negativos”, analisa Bücker.

Segundo os pesquisadores, da infância até o final da idade adulta, os sentimentos positivos tendem a diminuir. Então, na velhice, todos os componentes do bem-estar costumam piorar.

“Isso pode estar relacionado com o fato de que, em pessoas muito idosas, o desempenho físico diminui, a saúde muitas vezes se deteriora e os contatos sociais diminuem; até porque seus parceiros falecem”, avalia a pesquisadora.

As conclusões do estudo poderão orientar programas de intervenção, conforme apontam os autores. “Intervenções destinadas a manter ou melhorar o bem-estar em idosos podem ser úteis”, eles destacam no seu artigo.

Deu em Galileu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.