Pular para o conteúdo principal

ESTUDO APONTA AS IDADES EM QUE NOS SENTIMOS MAIS FELIZES

 

Existe algum segredo para ser feliz?

A idade teria alguma relação com isso? Talvez. Uma revisão de estudos publicada no último dia 7 de setembro na revista Psychological Bulletin sugere que há realmente faixas etárias em que as pessoas costumam ser mais felizes.

A pesquisa examinou tendências no bem-estar ao longo da vida com base em 443 estudos longitudinais aplicados em mais de 460 mil participantes.

"Nós nos concentramos nas mudanças em três componentes centrais do bem-estar subjetivo: satisfação com a vida, estados emocionais positivos e estados emocionais negativos”, explica Susanne Bücker, professora de psicologia da Escola Superior de Esportes da Alemanha, que lidera a pesquisa, em comunicado.

A pesquisa apontou que a satisfação com a vida tende a diminuir entre as idades de 9 a 16 anos – o que pode estar associado às mudanças no corpo e na vida social que ocorrem durante a puberdade.

Então, da fase jovem adulta em diante, esse sentimento aumenta ligeiramente; até que, aos 70 anos, começa a diminuir novamente. Essa queda se mantém até os 96 anos.

Os autores identificaram maiores alterações medianas nos estados emocionais positivos e negativos do que na satisfação com a vida.

Apesar da satisfação da vida aumentar dos 16 aos 70 anos, os estados positivos diminuíam dos 9 aos 94 anos. Por outro lado, os negativos flutuaram ligeiramente entre os 9 e 22 anos, diminuindo até os 60 anos e, depois, aumentando novamente.

“No geral, o estudo indicou uma tendência positiva ao longo de um amplo período de vida, se olharmos para a satisfação com a vida e os estados emocionais negativos”, analisa Bücker.

Segundo os pesquisadores, da infância até o final da idade adulta, os sentimentos positivos tendem a diminuir. Então, na velhice, todos os componentes do bem-estar costumam piorar.

“Isso pode estar relacionado com o fato de que, em pessoas muito idosas, o desempenho físico diminui, a saúde muitas vezes se deteriora e os contatos sociais diminuem; até porque seus parceiros falecem”, avalia a pesquisadora.

As conclusões do estudo poderão orientar programas de intervenção, conforme apontam os autores. “Intervenções destinadas a manter ou melhorar o bem-estar em idosos podem ser úteis”, eles destacam no seu artigo.

Deu em Galileu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

A MULHER QUE ENGRAVIDOU DE UM SABONETE EM MOSSORÓ(RN)...

Foto:Reprodução/Internet  Nos grupos de WhatsApp de Mossoró não se falam outra coisa, a não ser na mulher que engravidou ao usar um sabonete.  Uma funcionária teria relatado a esposa de seu patrão, que ficou grávida ao usar o sabonete do marido dela, ao ir a sua residência.  O assunto viralizou nas redes sociais.