Pular para o conteúdo principal

SECRETÁRIO DE FAZENDA DO RN DIZ QUE "NÃO TEMOS COMO CONCEDER REAJUSTE A NENHUM FUNCIONÁRIO ATÉ O FIM DO ANO"

 Secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, fala sobre desequilíbrio fiscal e impossibilidade de reajuste. Foto: José Aldenir/Agora RN

O secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, disse nesta segunda-feira 31 que o Governo do Estado não pode mais conceder qualquer reajuste aos servidores até o fim do ano, sob o risco de as contas entrarem em colapso exatamente como aconteceu em 2018. Na gestão de Robinson Faria, o desequilíbrio nas contas ocasionou atraso de salários e não pagamento de décimo terceiro salário.

“O dinheiro do Estado é finito. Não temos condições de conceder nada a ninguém até o final do ano. Se nos mantivermos assim e a arrecadação crescer como projetamos, conseguiremos honrar nossos compromissos, inclusive o pagamento do décimo terceiro”, declarou, à 96 FM.

No fim de semana, Carlos Eduardo Xavier publicou em suas redes sociais um resumo do balanço fiscal do Estado até o primeiro semestre de 2023: enquanto o gasto com pessoal e encargos teve crescimento de 19,82%, a receita arrecadada aumentou apenas 2,49%. A comparação é com o mesmo período do ano passado.

O RN tem um gasto de R$ 100 milhões a mais com folha de pagamento do que a Paraíba, disse Carlos Eduardo Xavier. O número de servidores é praticamente o mesmo nos dois estados. Entre 2019 e 2021, a gestão conseguiu reduzir os gastos com pessoal, mas no ano passado, com a Lei Complementar 194, que reduziu o ICMS de telecomunicações e combustíveis, e a estagnação no repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE), o desequilíbrio começou.

Reajuste para professores

Após isso, a implantação de 33% de aumento para professores no ano passado, seguido de mais 15% de reajuste este ano, somado às revisões na área da saúde, que está em greve, pioraram a situação. “O piso é justíssimo. Mas se você joga 33% de aumento em cima da maior folha do Estado de cima a baixo, o impacto é gigantesco. Vejo uma desconexão da realidade fiscal do RN com os anseios dos servidores. Não faz sentido uma categoria como a saúde, que teve revisão há pouco tempo, estar fazendo greve por novas concessões”, criticou.

Outro dado que o secretário destaca no relatório fiscal é o gasto especificamente com os profissionais da educação. Atualmente, a remuneração dos professores compromete 86,46% dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) – deixando apenas 13,54% para pagamento de custeio e investimentos no setor. No ano passado, o comprometimento do Fundeb com pessoal era de 79,55%. Os dados referem-se apenas aos servidores da ativa, desconsiderando aposentados e pensionistas.

Embora o cenário pareça assustador, o Estado já dá sinais de recuperação na arrecadação. Segundo o secretário, o RN fechou o mês de julho com 20% de incremento no recolhimento de ICMS. As projeções dão conta de um crescimento parecido todos os meses até dezembro. “Contendo o crescimento da folha e tendo recuperação de receitas no segundo semestre, conseguiremos cumprir nossas obrigações”, projeta.

A prioridade máxima, diz o secretário, é correr atrás do incremento da arrecadação até o fim do ano. Entre as medidas adotadas, ele anunciou um novo programa de financiamento de débitos. “Por isso não acredito em atraso de salário até dezembro”, emenda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.