Pular para o conteúdo principal

MORAES ABRE INQUÉRITO CONTRA DEPUTADO GENERAL GIRÃO POR SUPOSTA INCITAÇAO AO 8 DE JANEIRO

 



O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de inquérito contra o deputado Eliéser Girão Monteiro Filho, o General Girão (PL-RN), para apurar supostos incentivos e influência aos atos de 8 de janeiro, em Brasília. A investigação vai apurar os supostos crimes de associação criminosa, incitação ao crime, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Serão investigadas as publicações do deputado nas redes sociais e sua participação na manifestação em frente a um quartel do Exército em Natal no final de 2022. A decisão de abrir o inquérito atende a pedido da Polícia Federal (PF) e da Procuradoria-geral da República ( PGR). O prazo inicial para as investigações é de 60 dias.

“Os elementos iniciais trazidos no presente PET demonstram a existência de justa causa para a instauração de inquérito policial em face do deputado federal ELIÉSER GIRÃO MONTEIRO FILHO, conforme solicitado pela Polícia Federal e reiterado pela Procuradoria Geral da República”, escreveu Moraes na decisão.

Em sua manifestação, o subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, responsável pelas investigações dos ataques de 8 de janeiro, disse ser necessário apurar “todos os contornos eventualmente crimes das condutas” do deputado e se as mensagens “tiveram influência nos atos do dia 8 de janeiro de 2023”.

Segundo Santos, Girão fez diversas publicações nas redes sociais entre 8 de novembro de 2022 e 10 de janeiro de 2023 “fomentando a animosidade das Forças Armas contra os Poderes constituídos e de golpe de estado, especialmente instigando a violência contra o Congresso Nacional, STF e TSE, considerando os golpistas presos pela prática dos atos antidemocráticos de 01/08/2023 como vítimas perseguidas pelo Poder Judiciário”.

“Com efeito, o discurso em apoio e a conclamação dos atos que culminaram na invasão às sedes dos poderes constitucionais são indicativos de que o incitamento difundido pelo exigido por meio das referidas postagens estimulou a prática das ações criminosas acima narradas”, declarou.

As postagens foram reunidas pela Procuradoria da República de Mossoró. Segundo o órgão, Girão estimulou “reiteradamente” as condutas antidemocráticas.

Para o MPF, o deputado extrapolou os limites da imunidade parlamentar. O órgão listou publicações de Girão nas redes sociais. Em uma delas, de dezembro, o congressista escreveu, em referência ao Congresso, que “a Casa do Povo pertence ao povo. O Brasil pertence aos brasileiros. A justiça pertence a Deus. #VamosVencer”.

De acordo com a Polícia Federal, a frase “Vamos Vencer” seria “claramente uma incitação golpista, como se comprova a partir da acusação juntada, quando se vê, de, modo abominável, um Congresso Nacional amedrontado diante de uma turba de golpistas”.

“A vontade do Deputado em ver a concretização de um golpe de Estado, como se sabe, quase se consumiu um pouco mais de um mês de tal postagem, evidenciando o nexo de causalidade entre conduta e dano”, apontou a PF.

Na decisão de abrir o inquérito, Moraes determinou:

envio de ofício à Meta e Twitter para preservar as postagens do deputado;

nova pesquisa por parte da Polícia Federa para identificar outras mensagens que não tenham sido mencionadas na representação;
análise sobre a necessidade de implementação de eventuais medidas cautelares;

a inquirição do deputado, para que, querendo, esclareça o que considere pertinente ao caso.

A CNN entrou em contato com a assessoria do deputado General Girão, que, em nota assinada pelo seu gabinete, afirmou: “Ficamos sabendo pela imprensa sobre essa demanda e ainda não tivemos acesso aos autos. Assim que soubermos do que se trata, retornaremos com um posicionamento oficial do Deputado.”

CNN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...